Home > Notícias

E o vencedor é….

Chegamos à parte mais esperada do ranking. Saiba quem lidera a lista dos 50 melhores produtos de tecnologia de todos os tempos

Por Christopher Null, PC World EUA

19/04/2007 às 15h16

Foto:

Chegamos à parte mais esperada do ranking. Saiba quem lidera a lista dos 50 melhores produtos de tecnologia de todos os tempos

:: 10 - Tetris (1985)
tetrisprodutosNo começo, todos os games tinham como objetivo exterminar aliens, correr em labirintos ou bater em criminosos. Nenhum deles demandava muito raciocínio, somente agilidade no joystick e tempo livre. Um homem chamado Alexey Pajitnov desenvolveu de forma independente o Tetris, um dos primeiros jogos que de fato aguçavam a inteligência e que mudaram de forma profunda a indústria de games.

O jogo com tijolos que Pakitnov inventou era simples e desafiador o bastante para garantir horas de entretenimento ininterrupto. Logo Tetris virou febre em várias plataformas entre PCs, Macs e Gameboys (muitos compraram o console só para jogar Tetris). Apesar de seus 20 anos de idade, o jogo continua a inspirar muitos derivados e variantes, mostrando quem um game não precisa ter gráficos absurdos e histórias mirabolantes para divertir e estimular o raciocínio.

:: 9 - WordPerfect 5.1 (1989)
wordperfetcprodutosÉ impressionante o que o DOS era capaz de fazer. O WordPerfect 5.1 foi, talvez, o último aplicativo de impacto dessa velha plataforma. As inovações trazidas por esse processador de palavras eram imensas, incluindo menus em cascata, suporte de tabelas e o famoso modo Reveal Codes que exibia os comandos tipográficos ocultos embutidos num documento, além de permitir edição sem interface de uso gráfico. Existe uma versão mais nova em Windows do WordPerfect, mas foi o WordPerfect 5.1 que perdurou por anos e viu, cada vez mais, empresas aderirem à ele como ferramenta de trabalho para evitar um upgrade inevitável para o Windows.

:: 8 - Motorola StarTAC (1996)
startacprodutosAntes do StarTAC os telefones celulares eram enormes tijolos pouco discretos. Então, apareceu esse pequeno aparelho, pesando pouco menos de 100 gramas e com um design em concha que nunca visto antes. Logo se tornou objeto de desejo e assim continuou  por meia década, inspirando uma legião de modelos de celulares. O superpopular Razr da Motorola é descendente direto do Startac - e é somente 6 gramas mais leve. 

:: 7 - Hayes Smartmodem (1981)
smartmodemprodutosEm 1978, com cinco mil dólares na mão, Dennis Hayes começou uma das empresas que mais se destacariam nos anos 1980: a Hayes Microcomputer Products. Logo depois de fundar a companhia, Hayes lançou seu produto chefe, o Smartmodem de 300-baud.

Os modems primitivos da época normalmente precisam dos problemáticos acopladores acústicos. Mas Hayes os descartou e criou uma unidade que se conectava diretamente na entrada do telefone. Com o tempo, o barulho característico dos tones sendo carregados foram o anúncio da revolução telecomunicativa dos computadores.

Na competição do segmento, Hayes venceu a U.S. Robotics, Diamon e outras empresas para ver quem era mais rápido. Os modens pessoais chegaram a atingor 56 kbps, mas foram ultrapassados pela tecnologia de banda larga, contudo, eles ainda estarão presentes e ativos no mundo por muito temp0.

:: 6 - Apple iPod (2001)
ipodprodutosOs tocadores de música portáteis eram antiquados nos idos de 2001, quando já existiam há algum tempo e não eram bem aceitos. Mas a Apple achou que conseguia fazer melhor e entrou no jogo determinada a fazer uma reviravolta. Missão cumprida. O iPod foi um sucesso instantâneo, reinventando os players de música digital e trazendo uma nova forma de escutar música.

O mercado respondeu categoricamente, a Apple possui 73% do mercado de tocadores de música digital. O segundo colocado, a Sandisk, tem 9%. Os novos iPods expandiram esse mercado ainda mais com seus atributos de vídeo e tamanhos menores. Pelo menos até agora a franquia não dá sinais de enfraquecimento.

:: 5 - Lotus 1-2-3 para DOS (1983)
lotusprodutosEsse venerável programa de planilhas foi o primeiro aplicativo indispensável a existir num PC, deu o impulso que o PC precisava e se tornou o padrão para usuários voltados aos negócios. O Lotus 1-2-3 não foi o primeiro aplicativo de planilha, mas era muito superior ao seu concorrente VisiCalc e se manteve como referência até a chegada da era Windows e do Microsoft Excel. O Lótus era feito para o OS/2 e não para sistemas Microsoft, mas agora possui uma versão multiplataforma, a mais recente é o Lotus 1-2-3 Millennium Edition.

:: 4 - Napster (1999)
napsterprodutosNão estamos falando sobre o atual serviço Napster, que pouco tem a ver com o inovador software de troca de arquivos criado por Shawn Fanning. No auge, havia 60 milhões de usuários violando direitos de uso em massa através do Napster, mas a pirataria já existia antes e continuou da mesma forma depois do furacão Napster.

O programa trouxe e disseminou o conceito da tecnologia de conectividade usuário-usuário, mas também forçou as gravadoras a trabalhar com as empresas de tecnologia para criar práticas legais de compartilhamento de música digital. Os procedimentos usuário-usuário finalmente se aproximam da fronteira de legitimidade. A Warner Brothers e a Paramount assinaram recentemente acordos de distribuição de conteúdo com o BitTorrent e o Joost.

:: 3 - TiVo HDR110 (1999)
tivoprodutosDifícil de acreditar mas é verdade, este é um produto com quase dez anos de existência, um sucesso enorme, uma funcionalidade genial e... sequer foi lançado oficialmente no Brasil. A idéia é simples: o TiVo substitui a fita VHS com um HD gigante para gravar programas no disco em vez de em mídia analógica. Isso significa que você pode apertar o Pause em programas ao vivo, pular comerciais num instante e gravar uma temporada inteira de um programa com alguns toques no controle remoto.

As inovações do TiVo (agora em seu modelo Series3) a ajudaram a manter a liderança no mercado mundial, apesar de ter diminuído a margem de lucro e agora correr risco de ser presa de um assassino de empresas promissoras: o status de commodity. Apesar da marca TiVo poder um dia morrer, seu conceito ainda vai perdurar bastante no mundo.

:: 2- Apple II (1977)
appleIIprodutosSe o computador Apple I era mais voltado para diversão, o Apple II era uma máquina para qualquer um. Ele e seus derivados (o Apple II+, IIe e IIc) venceram constantemente o IBM PC 5150 no mercado e se transformaram no computador para pessoas que realmente queriam uma máquina que servisse para alguma coisa - concorrentes como o Commodore 64 e o TRS-80 Color Computer viravam meros brinquedos perto dele.

O que havia de tão especial sobre o Apple II? Ele oferecia várias ferramentas de produtividade (foi o primeiro PC a executar a planilha VisiCalc), era bom para jogos e vinha com capacidades de extensões (oito slots para expansão!). Sem mencionar que a máquina em si tinha um look muito mais legal do que qualquer computador feito até então, uma filosofia que a Apple ainda mantém. O Apple II pode não ter sido o primeiro PC, mas foi ele quem pavimentou a estrada da indústria da computação pessoal.

E finalmente...

:: 1 - Netscape Navigator (1994)
netscapeprodutosMarc Andreessen pode ter tido noção do que estava criando quando ajudou a desenvolver o Mosaic no National Center for Supercomputer Applications, mas certamente só depois de se formar na faculdade e conhecer algumas pessoas do Vale do Silício é que a revolução começou de fato. Em 1994, Andressen lançou o Netscape Communications, mostrando e oferecendo seu novo browser Navigator Web (baseado no Mosaic) para o mundo. Finalmente os usuários de todo o globo puderam sentir o gostinho do HTML; desde então nada foi mais o mesmo.

O Netscape é a razão pela qual as pessoas começaram a ficar horas a fio na internet, levando ao boom de muitos sites que vieram a surgir então. O advento do browser também induziu o processo antitruste do departamento de justiça do EUA contra a Microsoft, depois que a empresa embutiu o Internet Explorer no Windows. Em agosto de 1995, a abertura do Netscape para comercialização em bolsa é considerado o início oficial da era ponto-com.

Infelizmente, o Netscape não conseguiu acompanhar a evolução dos tempos e ficou atrás do Internet Explorer no fim dos anos 1990. O browser Netscape ainda existe (sob posse da AOL), mas caiu em extremo desuso.  Contudo, sua influência irá perdurar por muito tempo; fragmentos do código original, por exemplo, estão presentes em todo browser existente e/ou em produção, do Mozilla Firefox ao Internet Explorer (clique em Ajuda Sobre o Internet Explorer e veja por si mesmo). Para matar saudades das versões do Netscape, vá em Netscape Browser Archive.

:: Voltar para a abertura do especial

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail