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Venda de celulares desacelera ao redor do mundo, diz IDC

Balanço do mercado no primeiro trimestre mostra que crescimento mais lento se deve à diminuição do número de novos usuários

Por John Blau, para o IDG Now!

20/04/2007 às 14h28

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Balanço do mercado no primeiro trimestre mostra que crescimento mais lento se deve à diminuição do número de novos usuários

As vendas globais de telefones celulares estão crescendo a uma taxa mais lenta à medida que o mercado de compradores do primeiro aparelho diminui, segundo uma pesquisa divulgada pela IDC.

Os varejistas venderam 256,4 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2007, 10% acima do mesmo período do ano anterior, mas 13,8% abaixo do trimestre anterior. O crescimento anualizado de cada trimestre de 2006 foi de mais de 20%.

O crescimento das vendas nos primeiros três meses de 2007 foi impulsionado pelos novos usuários de celular em mercados emergentes, assim como troca de aparelhos em mercados maduros, segundo a IDC.

À medida que novos consumidores integram redes móveis, restam menos consumidores em potencial, resultando em uma mudança gradual da venda do primeiro celular para troca de aparelho. As vendas continuarão a crescer, mas a uma taxa menor, disse a IDC.

Os rankings dos cinco maiores vendedores de celulares continuaram iguais no primeiro trimestre de 2007.

A Nokia vendeu 91,1 milhões de unidades no período, alta de 21,3%, garantindo uma participação de mercado global de 33,5%. A Motorola vendeu 45,4 milhões de aparelhos, queda de 1,5%, abocanhando 13,6% do mercado.

A Samsung vem em seguida, com parcela de 13,6% do mercado e vendas de 34,8 milhões de unidades, alta de 20%. As vendas da Sony Ericcson no período cresceram 63,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 21,8 milhões de unidades.

Por fim a LG registrou um crescimento suave de 1,3%, vendendo 15,8 milhões de unidades e alcançando uma participação de 6,2%.

*John Blau é repórter do IDG News Service, em Düsseldorf.

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