Home > Notícias

RIM se desculpa com clientes e justifica falha na rede do BlackBerry

Introdução de uma rotina de software levou ao problema, que foi agravado por mal desempenho do sistema de back-up, diz empresa

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

20/04/2007 às 11h26

Foto:

Introdução de uma rotina de software levou ao problema, que foi agravado por mal desempenho do sistema de back-up, diz empresa

A implementação de uma nova rotina de software causou uma falha de horas no sistema de mensagens do BlackBerry na América do Norte no início desta semana, disse a Research in Motion.

Esta é a primeira explicação da empresa para o “apagão” da rede, que começou no final da terça-feira (17/04) e continuou na quarta-feira de manhã. A empresa explicou que a razão para o problema foi a introdução de uma rotina de software que deveria otimizar o sistema de memória cache levou aos problemas.

Segundo a empresa, não eram previstos impactos a infra-estrutura de operação em tempo real do BlackBerry, mas os testes prévios com a rotina do sistema se provaram insuficientes.

O problema foi agravado pelo fraco desempenho do sistema de back-up da companhia. “Embora o sistema de back-up e o processo de redundância tenham sido repetidamente testados com sucesso anteriormente, a redundância não atendeu as expectativas da RIM nesta situação e portanto causou maior atraso na restauração do serviço e no processamento, resultando em um acúmulo de mensagens em espera”, diz o comunicado.

Ao atribuir a falha a um problema de software, a empresa negou qualquer relação com segurança ou capacidade, ou falha de hardware. A RIM, que se desculpou com os clientes pelo “apagão”, disse ainda que a avaliação do problema ainda não está completa e que mais informações serão fornecidas conforme estiverem disponíveis.

No comunicado, a empresa acrescenta: “A RIM já identificou certos aspectos dos processos de testes, monitoramento e recuperação que serão melhorados como resultado do incidente e para prevenir que se repita”.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail