Home > Notícias

Primeira Olimpíada Brasileira de Robótica abre inscrições para escolas

Podem participar alunos de instituições de ensino médio ou fundamental, mesmo que não possuam qualquer conhecimento na área

Por Redação do IDG Now!*

20/04/2007 às 11h10

Foto:

Podem participar alunos de instituições de ensino médio ou fundamental, mesmo que não possuam qualquer conhecimento na área

Repassar conhecimentos básicos e esclarecer mitos sobre a área de robótica para estudantes de todos o níveis de escolaridade do país. Esse é um dos objetivos da primeira edição da Olimpíada Brasileira de Robótica, promovida em parceria pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA).

Podem participar da competição, que ocorrerá entre os meses de agosto e outubro de 2007 em todo o país, alunos de instituições de ensino médio ou fundamental, mesmo que não possuam qualquer conhecimento na área. As inscrições de escolas e professores terminam no dia 15 de junho.

Os desafios serão propostos em três modalidades: Teórica, Duatlon e Prática. A primeira, cujo objetivo não é cobrar conhecimento, mas repassar informações sobre robótica aos alunos, destina-se a estudantes do ensino fundamental.

A categoria Duatlon, direcionada a estudantes do ensino médio, será dividida em duas fases. A primeira consiste de uma prova escrita, classificatória para a segunda fase que corresponde a um minicurso de robótica seguido de uma prova prática, na qual os alunos deverão aplicar os conhecimentos adquiridos para montar e programar robôs.

Na terceira modalidade, nomeada Prática, podem participar estudantes que tenham acesso a kits de robótica ou material, particular ou da escola, para construção de robôs. O desafio consiste em construir e programar um robô lutador de sumô de acordo com regras específicas.

O organizador da competição é o professor da Divisão de Engenharia Eletrônica do ITA e técnico da Seleção Brasileira de Robótica, Jackson Matsuura. Os melhores colocados nas modalidades Prática e Duatlon poderão ser convocados para a seleção que representará o Brasil na mais importante competição de robótica do mundo, a RoboCup 2008, em Suzhou, na China.

Mais informações, no site da Olimpíada.

*Com informações da Agência Fapesp.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail