Home > Notícias

RIM prepara software para dispositivos que não sejam BlackBerry

Novo software da RIM capacita aplicações BlackBerry wireless a rodarem em smartphones de outros fabricantes de celulares

Por John Blau, para o IDG Now!*

23/04/2007 às 16h31

Foto:

Novo software da RIM capacita aplicações BlackBerry wireless a rodarem em smartphones de outros fabricantes de celulares

A Research In Motion (RIM) anunciou nesta segunda-feira (23/04) que oferecerá um novo software ainda este ano. Com ele, os serviços BlackBerry poderão ser acessados através de celulares de diversos fabricantes. Inicialmente, o software será direcionado apenas para um número seleto de aplicativos, que rodarão a versão atualizada do sistema operacional da Microsoft para dispositivos móveis, o Windows Mobile 6.0.

Os alvos do novo software são as empresas que querem fornecer aos seus funcionários uma seleção maior de celulares, e também aos consumidores que não querem trocar seus celulares para acessar os serviços BlackBerry. O software irá aparecer como um ícone na tela do dispositivo Windows Mobile . Ao clicar no ícone, ele irá carregar as aplicações BlackBerry, com a interface familiar do usuário de um smartphone BlackBerry. De acordo com a RIM, os usuários podem facilmente saltar entre as duas plataformas.

Os dispositivos irão conectar os servidores BlackBerry de e-mail, mensagens instantâneas, aplicações de calendário e lista de endereços através do Servidor BlackBerry Enterprise (BES) ou do Serviço de Internet BlackBerry (BIS).

Esta não é a primeira vez que a RIM tenta colocar seu software em dispositivos de outros fafbricantes. Através de seu programa BlackBerry Connect, a RIM oferece acesso aos seus serviços de e-mail wireless em dispositivos da Nokia e Treo. Mas o enfoque do serviço é prover acesso ao e-mail BlackBerry através das aplicações existentes.

*John Blau é editor do IDG News Service em Düsseldorf

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail