Home > Notícias

Samsung oficializa fim de produção CDMA e exibe novos celulares

Terceiro fabricante mundial do setor passa a produzir apenas telefones padrão GSM no Brasil e exibe nove lançamentos que fará até julho

Por Caio Terreran, especial para PC World

25/04/2007 às 15h19

Foto:

Terceiro fabricante mundial do setor passa a produzir apenas telefones padrão GSM no Brasil e exibe nove lançamentos que fará até julho

A Samsung adiantou, nesta quarta-feira (25/04), os lançamentos que reserva ao setor de telefonia celular para os próximos três meses no Brasil e oficializou o fim de sua produção de aparelhos de tecnologia CDMA.

Segundo o diretor de telecomunicações da companhia, Oswaldo Mello,  "a fabricação de aparelhos CDMA foi interrompida em março, com o fim da produção do U510, lançado no fim de 2006".

Contudo, o executivo explica que esta não é uma decisão definitiva. "Caso a Vivo (única empresa a ainda operar com o padrão) ou o mercado necessitem de telefones com a tecnologia, a Samsung estudará voltar a oferecê-los", explica Mello.

Em dezembro de 2006, a líder de mercado Nokia também anunciou o fim de sua produção CDMA, em decisão de âmbito mundial.

Segurança, foto, música e videoconferência

Sobre os lançamentos exibidos em São Paulo, a fabricante coreana divulgou de telefones GSM recém-chegados ao mercado a aparelhos que exploram a tecnologia 3G de banda larga móvel e ainda não têm previsão de venda.

samsung_e250Dos produtos já disponíveis no varejo, o destaque é o celular E250/256, com o design de espessura fina da linha Ultra aliado a preços de gama média. Com memória interna de 13MB e entrada para cartão microSD, o telefone incorpora recursos antes presentes apenas em produtos high-end da companhia.

Entre eles, está a função de segurança uTrack. Com ela, em caso de roubo ou perda, o celular envia mensagens de texto para dois números previamente cadastrados, informando números de série do telefone e do cartão SIM, que podem ser repassados à operadora e facilitam o cancelamento da linha. O aparelho custa 449 reais e é vendido nas cores preto e prata.

Já a partir da segunda quinzena de maio, o portifólio da empresa fica mais variado, com a chegada do modelo E570. Direcionado, principalmente, ao público feminino e disponível nas cores prata e rosa, o telefone traz câmera de 1.3 megapixel e funções como contador de calorias e envio de mensagens de texto, em caso de emergência, para até cinco números pré-programados. O preço estimado é de 899 reais.

ultramusicAté julho chegam também às lojas quatro novos telefones da linha Ultra II, todos com câmera de 3 megapixels e estrutura ainda mais fina e estreita do que os da primeira geração Ultra (que cedem lugar aos novos equipamentos).

Destaque entre nas novidades da linha, o Ultra Music (lançado nos EUA sob a alcunha de UpStage) promete fisgar os fãs de música no celular. Seu design, com 9,4 milímetros de espessura e dois displays LCD dispostos nas partes frontal e traseira, lembra mais um tocador de MP3 do que um telefone.

Para justificar a vocação, ele traz embarcado um chip independente do processador principal, destinado apenas à reprodução musical. Custará cerca de 1,5 mil reais e será  vendido junto a uma capa de couro que tem bateria extra para o celular.

samsung_a760Além dos lançamentos com data marcada para chegar aos revendedores, a companhia exibiu também o A706, celular de tecnologia 3G banda larga HSDPA (High-Speed Downlink Packet Access) e UMTS (Universal Mobile Telecommunications System), freqüência que aguarda licitação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Seu diferencial é a webcam, embutida na frente do celular, que permite a realização de videoconferências. O preço estimado para o telefone, já comercializado na Argentina e na Colômbia, é de 1,5 mil reais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail