Home > Notícias

Projetor digital tem resolução 4 vezes maior que TV de alta definição

O equipamento foi utilizado este mês na pré-estréia do filme “O Homem-Aranha 3” e é capaz transmitir filmes em uma tela de 20 metros

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

25/04/2007 às 16h59

Foto:

O equipamento foi utilizado este mês na pré-estréia do filme “O Homem-Aranha 3” e é capaz transmitir filmes em uma tela de 20 metros

A Sony revelou nesta quarta-feira (25/04) um projetor digital para cinemas, que pode exibir, em uma tela de 20 metros, imagens com resolução quatro vezes maior do que as atuais.

O equipamento, utilizado este mês na pré-estréia do filme “O Homem-Aranha 3”, é gigante. Ele fica a mais de 1,5 metro de altura e tem 1,4 metro de profundidade, com 74 centimetro de largura, pesando 300g.

O projetor emite uma imagem com uma resolução de 4.096 X 2.160 pixels, que é o dobro do que a HDTV (televisão em alta definição) propicia, tanto horizontal como verticalmente, e resulta em mais de 8 milhões de pixels - enquanto a HDTV tem em torno de 2 milhões.

A Sony também está cuidando da segurança de seu sistema para a indústria cinematográfica. Na base de cada projetor existe um compartimento que comporta caixas de até 19 polegadas de largura. Nela, está um drive de disco rígido RAID que carrega uma cópia do filme no formato JPEG2000. Nesse drive, o arquivo do filme está codificado.

Um recurso único para cada sistema é utilizado para decifrar o filme quando ele é rodado. O sistema construído no projetor assegura que o código é deletado se alguém tentar tirar o compartimento do projetor. Dessa forma, quem roubar os drives ficará com 300 GB de dados codificados.

A Sony lançou seu primeiro projetor digital 4K para o cinema dois anos atrás, que é utilizado em apenas quatro salas de cinema do Japão. Com esse lançamento, a empresa espera que, em 2010, um terço dos cinemas do Japão utilizem o sistema.

A Muvico Entertainment LLC declarou que, em março, pretende instalar os projetores Sony 4K em todas as salas dos EUA.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service em Tóquio

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail