Home > Notícias

Crescem e-mails de extorsão com ameaças, diz Secureworks

Uma nova onda de e-mails de chantagem está ameaçando as vítimas de morte caso não paguem altas quantias aos criminosos

Por Jaikumar Vijayan, para a Computerworld*

25/04/2007 às 17h05

Foto:

Uma nova onda de e-mails de chantagem está ameaçando as vítimas de morte caso não paguem altas quantias aos criminosos

“Meu empregador me contratou para te matar. Estou te seguindo por mais de uma semana e percebi que você é inocente. Não entre em contato com a polícia. Não quero fazer meu serviço, mas preciso de 30 mil dólares”.

Mensagens como esta estão correndo a internet e, segundo a SecureWorks, passaram de mil nos últimos dias. Os e-mails chegam via contas válidas, em uma estratégia para dar a impressão às vítimas de que as mensagens são autênticas, e ameaçam as vítimas de morte ou de agressão física.

Aparentemente, as mensagens estão focadas em profissionais com altos salários, como médicos, advogados ou donos de empresas, afirma Don Jackson, pesquisador da SecureWorks. O número de mensagens similares, diz, pode ser ainda maior, já que muitos não reportam as ameaças.

Uma onda similar foi registrada entre dezembro e janeiro, gerando uma resposta do FBI recomendando a simplesmente ignorar os e-mails. No alerta, o FBI afirma que seu centro de internet registrou 115 reclamações de pessoas que receberam as mensagens. Não ocasião, o FBI disse que o e-mail de extorsão não tinha nenhum alvo específico e que não houve relatos de pessoas que entregaram o dinheiro aos criminosos.

Jackson afirma que uma análise mais detalhada desta leva de e-mails de extorsão, mostra que eles estão mais direcionados e em menor quantidade.

*Jaikumar Vijayan é repórter do Computerworld, em Framingham.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail