Home > Notícias

Novo processador é capaz de fazer trilhões de cálculos por segundo

Ainda em protótipo, novo chip foi mostrado por pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos

Por Michael Cooney, para o IDG Now!*

25/04/2007 às 16h53

Foto:

Ainda em protótipo, novo chip foi mostrado por pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos

Um time de cientistas da computação na Universidade do Texas, nos EUA, anunciou na terça-feira (24/04) o protótipo de um processador de propósito geral com potencial de fazer trilhões de cálculos por segundo.

De acordo com declarações do grupo, o novo processador, conhecido como TRIPS, pode ser utilizado para acelerar a computação científica, industrial e de consumo.

Cada chip de TRIPS contém dois centros processadores, e cada um pode lançar 16 operações por ciclo, com mais de 1.024 instruções ocorrendo simultaneamente. Os atuais processadores de alto desempenho são desenvolvidos para sustentar uma taxa máxima de executação de quatro operações por ciclo.

O TRIPS é um exemplo de uma nova classe de arquiteturas de processamento, chamada Execução Explícita de Gráficos de Dados (EDGE). Diferente de arquiteturas convencionais, que processam uma instrução por vez, a EDGE pode processar amplos blocos de informação de uma só vez.

As tecnologias atuais de centros múltiplos de processamento incluem mais processadores para aumentar a velocidade, o que transfere a dificuldade em obter melhor desempenho aos programadores de software. Eles assumem a difícil tarefa de reescrever os códigos para que rodem em um grande número de processadores.

*Michael Cooney é jornalista do Network World em Framingham

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail