Home > Notícias

Microsoft lança primeiro beta público do novo Windows Server

Esta é a última rodada para testes e feedbacks antes do esperado lançamento final do "Longhorn", esperado para o final de 2007

Por Elizabeth Montalbano, para o IDG Now!*

26/04/2007 às 17h11

Foto:

Esta é a última rodada para testes e feedbacks antes do esperado lançamento final do "Longhorn", esperado para o final de 2007

A Microsoft publicou o beta final e a primeira versão pública com recursos completos do Windows Server "Longhorn". Esta é a última rodada para testes e feedbacks antes da esperada atualização do sistema operacional da Microsoft para servidores, que deve estar disponível até o final do ano.

Os links para download do beta 3 do Longhorn estão disponíveis em um site da Microsoft. É a primeira chance para os usuários colocarem as mãos no software, até então testado apenas em beta privado.

Entre as novidades está a tecnologia de script e linha de comando Microsoft PowerShell, que funciona a partir do Longhorn. A tecnologia permite ao administrador automatizar tarefas no servidor Windows e na rede e estava disponível apenas como um adendo, mas estará embutida na nova versão do sistema.

Duas outras funções poderão ser testadas no beta 3 do Longhorn: um novo firewall 100% ligado no Server Manager e uma opção de instalação mais básica do sistema chamada Server Core.

O lançamento final do Longhorn está previsto para a segunda metade do ano, prazo que, bem à moda da Microsoft, já foi revisto várias vezes. A companhia defende, contudo, que beta 3 está adiantado, pois a previsão era para primeiro semestre de 2007, o que poderia significar até final de junho.

*Elizabeth Montalbano é editora do IDG News Service, em Nova York.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail