Home > Notícias

Muitos PCs, um só desktop

É possível rodar mais de um sistema operacional ao mesmo tempo no Windows. Veja como fazer isso com o Virtual PC

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD

26/04/2007 às 14h03

virtualizacao_70.jpg
Foto:

É possível rodar mais de um sistema operacional ao mesmo tempo no Windows. Veja como fazer isso com o Virtual PC

virtualizacao_150x100Algumas pessoas e muitas empresas de menor porte resistem em atualizar o sistema operacional de suas desktops com o receio de que a nova plataforma não seja compatível com os aplicativos que possui ou que seu desempenho não seja adequado às necessidades de trabalho.

.: Para baixar o Virtual PC 2007 clique aqui (cerca de 30 MB)

Apesar de a Microsoft fazer um grande esforço para evitar que essa situação ocorra, os temores não são de todo infundados. Basta dar uma olhada na indisponibilidade de drivers. Ainda hoje, muitos usuários continuam a reclamar do desempenho ou da incompatibilidade de placas de vídeo, entre outras.

Problemas dessa natureza acabam sendo resolvidos, mais cedo ou mais tarde. Mas isso não quer dizer que os usuários devam ficar esperando. E duas possibilidades se oferecem, com características operacionais distintas.

Uma delas consiste em se particionar o disco rígido do desktop, num processo que resulta em vários discos lógicos diferentes. Em cada um destes discos lógicos é possível instalar um sistema operacional diferente e, a partir deles, fazer o boot.

Compartilhar informações armazenadas em uma outra partição vai depender da compatibilidade do sistema de arquivos que os sistemas operacionais estão usando. Por exemplo, se você quiser que uma partição que tenha o Red Hat Linux instalado utilize partições Windows (NT, 2000 ou XP), estas não podem estar no sistema NTFS; em partições Windows, o Red Hat Linux só consegue ler no formato VFAT.

Dessa maneira, antes de fazer o particionamento, procure conhecer os sistemas de arquivos que cada plataforma pode ler e gravar e usar, se for o caso, um sistema compatível com todas elas.

Virtualização no Windows
virtualpc logoA segunda forma de virtualização, objeto desta matéria, é a que permite rodar, a partir de uma versão do Windows, máquinas virtuais com outros sistemas operacionais (Windows ou não), simultaneamente. Isto pode ser feito, por exemplo, com o software Virtual PC, da Microsoft, resultado de uma aquisição feita pela empresa em 2003.++++
virtualizacao_150x100Disponível na versão 2007, lançada em fevereiro deste ano, o Virtual PC é gratuito e, em comparação à ao Virtual PC 2004, o novo release suporta o Vista tanto como hospedeiro (ou seja, o sistema operacional que vai receber o Virtua lPC) quanto como máquina virtual.

.: Para baixar o Virtual PC 2007 clique aqui (cerca de 30 MB)

Ele pode ser instalado a partir de qualquer das seguintes versões do Windows:

  • Windows Server 2003 Standard Edition (32-bit x86)

  • Windows Server 2003 Standard x64 Edition

  • Windows Vista Business

  • Windows Vista Business 64-bit edition

  • Windows Vista Enterprise

  • Windows Vista Enterprise 64-bit edition

  • Windows Vista Ultimate

  • Windows Vista Ultimate 64-bit edition

  • Windows XP Professional Edition

  • Windows XP Professional x64 Edition Windows XP Tablet PC Edition

Os requisitos de hardware, para instalação do Virtual PC, são um processador x64 ou x86 com no mínimo 400 MHz (recomenda-se 1 GHz) com cache L2 (AMD Athlon/Duron, Intel Celeron, Intel Pentium II, Intel Pentium III, Intel Pentium 4, Intel Core Duo e Intel Core2 Duo), segundo a Microsoft.

Quanto à necessidade de memória necessária para rodar os múltiplos sistemas operacionais, a Microsoft orienta para que se tenha a quantidade mínima disponível para tantos quantos forem os sistemas que serão rodados simultaneamente. O mesmo raciocínio deve ser levado em conta para calcular a necessidade de espaço em disco.++++
virtualizacao_150x100Configuração
Depois de baixar e rodar o arquivo de instalação (você precisa ter permissão de administrador para fazer isso), rode o Virtual PC para configurá-lo. A não ser que você tenha alguma necessidade específica, utilize as opções de configuração padrão (elas poderão ser ajustadas depois, caso queira).

virtualpc criar maquinaAo rodar o Virtual PC, um assistente irá guiá-lo pelo processo da criação de novas máquinas virtuais. Clique em <Next> e selecione a opção Create a new virtual machine e clique em <Next>. Dê um nome de referência para máquina virtual que está sendo criada e clique em <Next>.

O passo seguinte envolve a seleção do sistema operacional que será instalado. Caso ele seja um produto da Microsoft, basta selecioná-lo na lista e clicar em <Next>.Se este for o seu caso, Virtual PC procura em seus bancos de dados a configuração de memória ideal. Use-a e clique em <Next>.

Na tela seguinte, a não ser que você tenha um disco virtual já instalado e queira utulizá-lo, selecione a opção A new virtual hard disk e clique em <Next>.

Na tela seguinte, mantenha as configurações oferecidas (podem ser ajustadas depois) e clique em <Next>. Basta clicar em <Finish> na próxima tela para criar sua máquina virtual.

virtualpc maquina criada 200Observe que, agora, a janela principal do Virtual PC contém uma caixa com a máquina virtual que foi criada. Um duplo clique nessa caixa vai abrir a máquina virtual.

Lembre-se que a janela que se abre é como se fosse um desktop novo – você terá de fazer todas as configurações necessárias, da BIOS à instalação do novo sistema operacional (com a janela da máquina virtual aberta, coloque o CD no drive e siga as instruções, como faria com um desktop comum).

Uma vez criadas sua máquinas virtuais, a partir da janela principal do Virtual PC você começar usá-la (botão <Start>), modificar a configuração (botão <Settings>) ou mesmo remover uma máquina virtual (botão <Remove>).

O Virtual PC pode hospedar uma infinidade de sistemas operacionais, o que torna a vida do usuário muito fácil, mesmo que algumas falhas possam acontecer. Existe uma página na web (clique aqui), criada e mantida por um fã do Virtual PC 2004, que traz uma extensa relação de sistemas operacionais testados com o esta versão do software e problema encontrados.

No site da Microsoft (em inglês) você vai encontar mais informações sobre o Virtual PC 2007. Clique aqui.

> Visite o infocenter do Windows e saiba mais sobre este sistema operacional

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail