Home > Notícias

Ótimos, desconhecidos e… gratuitos

Baixe 15 ferramentas que fazem de tudo: da proteção ao PC ao gerenciamento de dados

Por Preston Gralla, PC World EUA

27/04/2007 às 18h19

Foto:

Baixe 15 ferramentas que fazem de tudo: da proteção ao PC ao gerenciamento de dados

aplicativos_150x100Os preços dos softwares de hoje assustam, e não por acaso. Mas esse não é o caso dos programas desta lista. Colocamos aqui programas gratuitos que fazem de tudo um pouco, desde proteger o computador contra spywares até análise de desempenho, limpeza no registro e gerenciamento de mídia.

Fizemos uma busca na web e apresentamos nossos 15 utilitários favoritos, praticamente conhecidos do grande público.

Nos concentramos em três categorias distintas: software de segurança, ferramentas de sistema e de gráfico e multimídia. E também alguns sem nenhuma classificação específica. Vamos a elas.

Segurança
Em meio a tantas ameaças virtuais, encontramos quatro ferramentas que vão ajudá-lo a aumentar a proteção de seu sistema:

.: SpyCatcher Express - Os softwares antivírus geralmente não oferecem proteção contra spywares, eis porque o SpyCatcher Express é necessário. Ele faz varreduras no sistema em busca de spyware, removendo o que encontrar. E o melhor, oferece proteção em tempo real, assim como o Ad Aware SE Personal e Spybot Search & Destroy, para poder impedir que os spywares infectem seu PC antes de qualquer coisa.

Quando é executado pela primeira vez, o sistema realiza uma varredura para identificar e apagar os spyware já instalados. Depois, você pode configurar o software e programar varreduras automatizadas. O SpyCatcher Express ainda faz download de novas assinaturas de spyware automaticamente, para proporcionar proteção atualizada sempre.

Além disso, ele inclui algumas outras ferramentas como a System Explorer, que exibe uma lista detalhada dos aplicativos em execução no sistema, assim como todos os componentes Active X e plug-ins do Internet Explorer, e lista também todos os programas a serem executados na inicialização.

.: a-Squared HiJackFree -  Proteção anti-spyware nunca é demais, ainda mais sendo estes os responsáveis por burlar e acabar com os programas anti-malware. Por isso, ter mais que um programa de proteção no PC é uma necessidade, é aqui que entra o a-Squared HiJackFree.

Ele pode ser usado como backup de seu utilitário anti-spyware principal, para proteção extra. Embora não proporcione proteção em tempo real, o programa pode ser usado para vasculhar o sistema e remover o que já tiver se instalado.  Inclui ferramentas para ver quais programas estão usando as portas TCP e verificar que programas são executados na inicialização.++++

.: Vista Firewall Control - Use esta proteção outbound para ajudar o firewall do Vista. A Microsoft tem exibido o Windows Firewall do Vista, no qual ela afirma incluir, pela primeira vez, filtro para tráfego inbound e outbound.

Filtros outbound (para fluxo de dados enviados) são importantes, porque se você tiver sido infectado por um cavalo de tróia ou similar, ele faz uma conexão outbound sem que você saiba, permitindo que alguém tenha controle do seu PC. Alguns malwares podem ainda transformar o seu computador num robô de envio de e-mails, tudo sem seu conhecimento.

Infelizmente o filtro outbound do Vista é desabilitado por padrão. E, por questões práticas, é impossível configurá-lo manualmente para bloquear malwares fazendo conexões outbound. É por isso que o VistaFirewallControl se mostra útil.

Com ele instalado, quando qualquer aplicativo tentar acessar a internet vai surgir um pop-up, com o nome do aplicativo, fabricante e outras informações como o caminho e o nome do arquivo. Pode-se habilitar ou desabilitar conexões inbound ou outbound realizadas, permanentemente ou só numa ocasião específica.

.: Tor - Proteja seu anonimato enquanto surfa na internet. Navegar na web torna sua vida um livro aberto. Os sites podem rastrear suas atividades online, saber que sistema operacional e browser você está usando, descobrir o nome da sua máquina, identificar os últimos sites que visitou, examinar seu histórico, invadir seu cache, ver seu endereço IP e usá-lo para obter informações básicas sobre sua localização geográfica.

Como se proteger? Uma boa opção é o Tor, que encoberta sua identidade enquanto você usa a internet. Com ele, todas suas comunicações (incluindo Messenger e outros aplicativos) são encobertas na gigante rede de servidores do Tor chamada “roteadores onion”, tornando impossível para sites ou pessoas rastrear suas atividades.

Quando baixar o Tor, o usuário receberá também outros softwares que trabalham em conjunto com ele, como o Privoxy, um programa de proxy. Todos os programas são auto-configuráveis, o que já economiza um bom trabalho e preocupação.

Para iniciar o Tor, clique com o botão direito no Start no menu que surgir; para interrompê-lo, clique em Stop. Uma vez iniciado, basta usar a internet normalmente. É possível ainda regular a sua “identidade” Tor, para dificultar ainda mais que outras pessoas rastreiem suas atividades. Traz ainda uma ferramenta de banda para melhorar seu aproveitamento.++++
Ferramentas de sistema

.: What's Running - Para saber sobre cada processo e serviço em execução, como conexão IP, detalhes do driver etc., use o What’s Running.

Ele possui uma intrerface simples, em abas, na qual você pode obter todo esse tipo de informação e ainda uma lista dos programas que são executados na inicialização, além de softwares e hardwares instalados. Possibilita também parar e iniciar processos e serviços, e pular a inicialização de certos programas.

.: Eusing Free Registry Cleaner - Quanto mais componentes são instalados e desinstalados, mais o Registro Windows fica cheio. Muitos programas acabam deixando rastros de sua passagem no sistema ou criam entradas inválidas.

Lá, você encontra de tudo: resquícios de DDL, extensões de arquivo e caminhos inválidos, controles Active X inválidos, e mais. Quanto mais o Registro fica cheio de lixo, pior o desempenho do PC.

O Eusing Free Registry Cleaner resolve o problema em dois passos. Mande-o
fazer uma varredura no Registro para encontrar qualquer item problemático que possa
exisitir. Remova o que não quer e pronto.

Saiba
que fazer mudanças no
Registro pode ser perigoso, não é para tarefa para amadores. Por
segurança, faça um backup do Registro antes de começar a alterá-lo.

.: Undelete Plus - Não se desespere se, depois de limpar sua lixeira no Windows ou
deletar um arquivo no DOS ou drive de rede se arrepender. O Undelete
Plus pode significar a salvação. Ele faz scans no sistema em busca de arquivos nessas situações e ainda em condições de serem recuperados.

.: Advanced WindowsCare - Essa ferramentra faz quase tudo. Combina recursos de anti-spyware,
limpador de Registro, varredura (para apagar os rastros de sua
atividade na internet), ferramenta de análise de sistema etc. num

pacote só. Voltado para usuários avançados que não têm medo de ir fundo na programação do sistema. Mas, mesmo assim, é facílimo de usar.

.: System Information for Windows - Se voce acha que conhece bem o Windows, é porque de fato não o conhece. Baixe e instale este programa e verá a razão disso.

Trata-se provavelmente do analisador de sistema gratuito mais completo que existe. Ele faz um resumo completo do hardware e do software, do setup, codecs de áudio e de vídeo, placa-mãe, placas de rede, slots de sistema e mais. Inclui também um monitor em tempo real para rede, RAM e uso de CPU.

Informação é que não vai faltar (na temperatura da CPU, por exemplo, voce pode saber a temperatura de cada núcleo de um processador dual core).++++
Gráficos e multimídia

.: Photozig Albums Express - Este programa oferece organização de imagens, vídeos e músicas em álbuns. Pode-se criar vários álbuns e distribuir o conteúdo como bem quiser, com ajuda de mecanismo de busca e ferramentas como uso de palavras-chave (tags) e filtros.

Há ainda um editor de fotos incluso, com remoção de olhos vermelhos, redimensionamento, controle de cor e contraste etc. Também traz ferramentas para compartilhar as imagens, incluindo um gravador de CD, ou mesmo para colocá-las na rede ou enviar por e-mail. Um dos melhores atributos é a interface customizável (iniciante, intermediário, ou avançado).

.: MediaMonkey - Uma alternativa aos players convencionais, o MediaMonkey é uma excelente ferramenta de reprodução de mídia, além de organizar e servir para importação de músicas dos CDs que você já tiver.

Ele aceita boa parte dos formatos existentes e pode sincronizar iPods e outros players de MP3. Ele também possui editor de tags e procura o encarte do arquivo que estiver tocando. E, ao contrário da maioria dos players, ele é rápido de carregar.

E para radioweb, ele se conecta automaticamente aos diretórios shoutcast e icecast, na estação que você quiser.

.: Google SketchUp - Voltado para entusiastas (amadores ou profissionais) de arquitetura, trata-se de um programa de modelagem 3D que permite a criação de modelos tridimensionais de casas, construções, enfeites etc.

Ele vem com um conjunto sofisticado de ferramentas de design e modelagem, além de incluir boas dicas para os iniciantes. A menos que você já tenha usado um programa de modelagem 3D anteriormente, vai precisar de ajuda. Isso porque trata-se de uma linguagem razoavelmente específica e o programa é difícil de usar. Usar o tutorial interativo já é um bom começo.

É possível ir além e colocar seus modelos no Google Earth. Se quiser compartilhar suas criações ou usar modelos criados por outros, vá na Google's 3D Warehouse. Se não souber por onde começar, vá direto para a 3D Warehouse procurar inspiração ou copiar o que encontrar lá.++++
Não classificados

.: RSS Bandit - Navegar na rede é coisa do passado. Hoje é a rede quem vem até você. Para isso existem os feeds RSS. Eles lhe mantêm atualizado sobre blogs, notícias etc.

O RSS Bandit facilita a assinatura e leitura de feeds RSS, além de organizá-los. Assine qualquer feed RSS e adicione-o a uma pasta específica do software. É o suficiente para que o programa atualizá-lo automaticamente para você.

Os feeds não lidos aparecem em destaque, para orientar o usuário ao que há de novo. O RSS Bandit traz bons gráficos e permite reprodução de vídeo diretamente de dentro do programa.

.: ImgBurn - Tentando copiar um DVD feito em casa? Essa é uma das muitas tarefas que o ImgBurn é capaz de fazer. É uma combinação de gravador e leitor de discos mais simples que existe.

Coloque um CD ou DVD no drive, selecione Mode --> Read, e o programa lê o disco. Depois clique no botão Read e ele irá criar um arquivo de imagem .iso no seu PC, que é uma imagem do disco lido. Para gravar a imagem num CD ou DVD, basta clicar em mais alguns botões.

Mesmo se você não precisar de CDs ou DVDs de backup, o programa ainda é útil porque alguns aplicativos geram arquivos .iso que precisam ser gravador antes de serem usados.

.: Azureus - Um software compartilhador de arquivos, mais completo que o BitTorrent, extremamente fácil de usar e que oferece atributos avançados.

Com o Azureus é possível lidar com vários downloads pesados, limitar a velocidade de download e upload, por conexão ou  globalmente. Se você já é um usuário avançado, pode tirar proveito dos diversos plug-ins, como o Autospeed, que ajusta automaticamente a velocidade de transferência de acordo com a banda disponível.

Assim que é instalado, o usuário pode decidir se quer usá-lo no modo iniciante, intermediário ou avançado, e mudar a interface conforme vai ganhando experiência. É preciso Java instalado.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail