Home > Notícias

Universidade se inspira em lagartixa para criar robô que escala paredes

Robô compacto para escalar paredes a 6 centímetros por segundo

Por Redação do IDG Now!*

30/04/2007 às 13h42

Foto:

Robô compacto para escalar paredes a 6 centímetros por segundo

Pesquisadores da Universidade de Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, anunciaram o desenvolvimento de um robô que usa mecanismos de sucção inspirados em lagartixas para subir paredes.

Do tamanho de uma mão feminina, o aparelho conta com duas roldanas separadas por um eixo no qual os pesquisadores do Instituto de Robótica da universidade instalaram os circuitos que respondem a comandos remotos.

Além de avançar por paredes, o robô também pode andar normalmente pelo teto graças à presença de uma nova fibra de sucção que, segundo a Technology Review, tenta mimetizar o sistema de fibras microscópicas usada pelas ventosas das lagartixas que fixam o animal na vertical.

Cada uma das rodas tem três pontos de contato com a parede, onde o sistema eletrônico de fixação age, o que permite a locomoção do robô com velocidade de até seis centímetros por segundo.

O centro de pesquisa publicou um vídeo do robô em ação no site da universidade para exemplificar a tecnologia. O site da Technology Review traz outro vídeo com melhor qualidade mostrando a transição que o robô faz entre parede e teto.

Entre os possíveis usos práticos do robô, o Instituto de Robótica aponta para a verificação de danos no casco externo de naves espaciais, por exemplo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail