Home > Notícias

Steve Jobs promete Apple com produção mais verde

Em carta aberta, CEO da Apple se compromete com Macs e iPods menos tóxicos

Por Jim Dalrymple, para o IDG Now!*

02/05/2007 às 17h51

Foto:

Em carta aberta, CEO da Apple se compromete com Macs e iPods menos tóxicos

Em uma carta aberta publicada no site da Apple, o chief executive officer (CEO) Steve Jobs detalhou planos para remover os componentes químicos tóxicos dos produtos da companhia, prometendo “uma maçã mais verde” - uma alusão ao logo da companhia.

A Apple vem sendo criticada nos últimos anos por grupos ambientalistas como o Greenpeace por não se empenhar o suficiente em remover os químicos tóxicos dos seus produtos. Embora a empresa seja a última colocada no ranking verde do Greenpeace, Jobs disse que a “Apple está à frente, ou em breve estará à frente, de grande parte de seus concorrentes nestas questões”.

Uma das medidas anunciadas por Jobs é a eliminação do mercúrio das telas. Para isto, a Apple vai lançar os primeiros Macs com a tecnologia de iluminação LED em 2007. Mas segundo o CEO, a capacidade de eliminar por completo o uso de lâmpadas fluorescentes em todos os monitores vai depender da agilidade da indústria de migrar dos monitores LCD para os monitores LED nas telas maiores.

Atualmente, a Apple mantém programas de reciclagem nos países onde mais de 82% dos Macs e iPods são vendidos e deve aumentar as iniciativas para os locais onde 93% dos equipamentos são comercializados, até o final do ano, segundo Jobs. A companhia também assegura que o lixo eletrônico recolhido nos Estados Unidos é processado no próprio país e que nada é enviado para o exterior.

Jobs também chamou atenção para os materiais utilizados nos computadores da empresa. Segundo ele, alumínio de aeronaves, aço limpo e plástico de alta qualidade - materiais usados pela Apple - são altamente demandados pelos recicladores.

Em outra frente, a Apple vai expandir o programa de devolução de iPods para todas as lojas no mundo ainda neste ano. A empresa oferece 10% de desconto em um novo iPod mediante a devolução do antigo.

O CEO se comprometeu ainda a eliminar ou reduzir o uso de outras substâncias tóxicas nos produtos, entre elas arsênico, mercúrio, PVC e retardantes de chamas (BFR).

*Jim Dalrymple é editor do Macworld, em São Francisco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail