Home > Notícias

EUA: primeiro cartão WiMax para laptops é aprovado por órgão

Dispositivo fabricado pela ClearWire ganha aprovação da FCC e deverá chegar ao mercado norte-americano até o final do ano, diz companhia

Por Dan Nystedt, para o IDG Now!*

02/05/2007 às 11h51

Foto:

Dispositivo fabricado pela ClearWire ganha aprovação da FCC e deverá chegar ao mercado norte-americano até o final do ano, diz companhia

Reguladores aprovaram o primeiro cartão para banda larga WiMax voltado para notebooks a ser oferecido pela ClearWire, que deverá estar disponível para usuários até o final do ano, afirmou a companhia nesta terça-feira (02/05).

A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (do inglês, FCC) aprovou o cartão para slots Type II que pode ser usado nos sistemas Windows Vista e XP, afirmou a companhia em anúncio.

Os gadgets funcionam nas redes WiMax da Clearwire, que foi construídas com equipamento da Motorola.

A aprovação de cartões WiMax com melhor performance deve popularizar o uso de WiMax ao aumentar sua potencial base de usuários, acredita a companhia.

Usuários dos portáteis foram fundamentais no aumento da popularidade do Wi-Fi, que deverá ser substituído pelo WiMax para acessos online de longo alcance em ambiente urbano.

As redes sem fio se tornaram populares por não exigir que as pessoas se sentassem em um desktop em casa para navegar, permitindo leitura de e-mails em cafés e ambientes externos.

A Clearwire espera que laptops com o dispositivo para WiMax estejam disponíveis na segunda metade deste ano. A companhia oferece atualmente serviços de banda larga sem fio nos Estados Unidos e na Europa. Assinantes do serviço aumentaram para 206 mil durante o final do ano, a partir de apenas mil em setembro de 2004.

Bases no padrão WiMax enviam sinal de internet banda larga para distâncias que podem chegar a até 4 quilômetros, enquanto o alcance de redes sem fio Wi-Fi do padrão 802.11g atingem apenas 50 metros.

*Dan Nystedt é editor do IDG News Service, em Taipei.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail