Home > Notícias

AMD lança chipset móvel para concorrer com Santa Rosa, da Intel

Em parceria com Nvidia e Broadcom, companhia promete maior resolução de imagem e velocidade de processamento que a rival

Por Robert Mullins, para o IDG Now!*

03/05/2007 às 15h50

Foto:

Em parceria com Nvidia e Broadcom, companhia promete maior resolução de imagem e velocidade de processamento que a rival

A AMD lançou na quarta-feira (02/05) um novo chipset para computação móvel em redes sem fio na tentativa de sair na frente da rival Intel, que promete um produto semelhante para breve.

A AMD diz que começou a importar o novo chipset móvel, baseado no seu chipset AMD M690, que pode ser incluído em notebooks da HP, Dell e Acer, no fim do mês passado. Executivos da empresa dizem que a plataforma M690 ajudará a aumentar o tempo de duração da bateria (algo essencial para notebooks) em 25%, para mais de cinco horas, em comparação à plataforma da geração anterior.

A AMD espera que o novo chipset e as parcerias já existentes com as fabricantes de chips de gráficos Nvidia e de chips de redes sem fio Broadcom possam enfrentar à altura a próxima versão da plataforma Centrino, da Intel, chamada Santa Rosa, que será revelada na próxima semana.

O sistema operacional Windows Vista, que a Microsoft lançou em janeiro, oferece mais capacidades gráficas de ponta, incluindo imagens em 3D, que farão subir a demanda por videogames e outros displays.

O processador de núcleo duplo Turion 64 X2, da AMD, lançado em maio de 2006, foi desenvolvido para oferecer maior poder de processamento para esse tipo de uso. O X2, originalmente feito com o processo de 90 nanômetros, será produzido com tecnologia de 65 nanômetros.

Além disso, o padrão emergente 802.11n para computação sem fio, ainda um rascunho, deve aumentar a velocidade e a capacidade de redes Wi-Fi.

“Com a última geração de chipsets e a tecnologia 802.11n, haverá uma experiência superior, agora que há um ambiente mais intenso em gráficos com o Vista 3D”, disse Bahr Mahony, gerente de marketing da divisão de produtos da empresa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail