Home > Notícias

Vibrações melhoram o funcionamento de telas sensíveis ao toque

MIT explica conceito baseado na interação homem-máquina e como sua aplicação melhora o uso de equipamentos dotados de touchscreen

Por Redação PC World

03/05/2007 às 12h57

Foto:

MIT explica conceito baseado na interação homem-máquina e como sua aplicação melhora o uso de equipamentos dotados de touch-screen

As telas sensíveis ao toque, tecnologia presente na maioria dos smartphones e PCs ultramóveis - e um dos grandes chamarizes do aguardado Apple iPhone -, podem ter seu funcionamento melhorado. A conclusão é de um estudo reportado na revista Technology Review, publicada bimestralmente nos Estados Unidos pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Segundo o estudo, feito em diversas instituições espalhadas pelo mundo, dentro de alguns anos, as touch-screens deverão ser dotadas de um sistema que faz vibrar os botões exibidos quando pressionados, criando a sensação de toque em teclas físicas. Desta forma, o manuseio e operação dos equipamentos seria mais preciso e menos sujeito a erros de digitação.

Segundo o professor de Ciências da Computação da Universidade de Glasgow, Stephen Brewster, o feedback tátil permite 25% de redução nos enganos ao pressionar-se um botão. Ele afirma que a inovação torna os telefones não só mais fáceis de se usar, como também mais úteis.

De acordo com Brewster, estudos mostram que o feedback tátil também poderia ser aplicado a outras funções dos smartphones, detalhando, por exemplo, a urgência de ações como o recebimento de um e-mail.

A reportagem explica que o conceito de utilização de vibrações como feedback faz parte de uma área  emergente de pesquisas batizada de haptics - tecnologia baseada na interação entre homem e máquina por meio do toque. A área estaria sendo estudada para aplicações que abrangem do funcionamento de celulares a cirurgias feitas a distância.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail