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Agência dinamarquesa encontra falha em alguns iBooks G4

O notebook deixa de funcionar devido a um problema interno no regulador de voltagem. Empresa exige que Apple reembolse consumidor

Por Peter Sayer, para o IDG Now!*

04/05/2007 às 14h18

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O notebook deixa de funcionar devido a um problema interno no regulador de voltagem. Empresa exige que Apple reembolse consumidor

Um defeito de fabricação encontrado em alguns notebooks iBook G4 da Apple foi divulgado pela Comissão Dinamarquesa de Defesa do Consumidor. As máquinas funcionam normalmente até, quando, em determinado momento, não ligam mais, devido a uma falha no regulador de voltagem. A diretoria já pediu que a Apple reembolse o consumidor dinamarquês que reclamou à Comissão.

Depois de receber dez reclamações de usuários que diziam que seu iBook não ligava mais, a comissão iniciou um estudo detalhado sobre quatro reclamações recebidas entre abril e novembro de 2006, incluindo uma avaliação microscópica das placas-mãe dos iBooks com defeito.

O estudo descobriu que as extremidades soldadas em torno de um regulador de voltagem tinham uma falha que deteriorava os computadores cada vez que eles eram ligados ou desligados, até que eles não funcionassem mais.

O estudo encontrou um sinal claro de que a falha é original de fabricação. Caso uma pinça pressione o revestimento do computador, próximo ao trackpad, é possível aproximar as extremidades rompidas e o computador liga.

A comissão, integrante da Agência Nacional de Consumo, do governo da Dinamarca, recebeu dez reclamações sobre os computadores, mas desde que publicou o relatório no começo da semana, já recebeu mais cinco. “Para nós, é um número alto”, declarou o conselheiro legal da comissão, Frederik Boesgaard Navne.

Ele ainda afirmou que a Apple não duvidou do conteúdo do estudo. Contudo, a empresa se recusou a comentar o caso.

Os iBooks defeituosos estavam entre os primeiros modelos G4 que a Apple produziu, com revestimento opaco, parecido com o G3. As máquinas examinadas, de 800MHz modelo 9164LL/A e de 1GHz modelo 9426LL/A, foram lançadas em abril de 2004 e descontinuadas em outubro do mesmo ano. Os diretores receberam reclamações entre os meses de abril e novembro de 2006.

A Apple não tem obrigação de reembolsar os consumidores, Navne declarou que se a empresa não aceitar a proposta, a comissão ajudará os consumidores a processarem a Apple.

*Peter Sayer é editor do IDG News Service em Paris

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