Home > Notícias

Microsoft revela primeiros detalhes sobre IE8 para desenvolvedores

Novo browser terá enfoque melhorado em segurança, principalmente para mashups, e chegará finalizado à rede no final de 2008, diz MS

Por Gregg Keizer, para o IDG Now!*

04/05/2007 às 19h06

Foto:

Novo browser terá enfoque melhorado em segurança, principalmente para mashups, e chegará finalizado à rede no final de 2008, diz MS

A Microsoft começou a revelar durante a conferência MIX 07, terminada na última quarta-feira (02/05), detalhes sobre a oitava versão do seu navegador Internet Explorer.

Durante explicações sobre o desenvolvimento do atual IE7, o arquiteto da plataforma Internet Explorer da Microsoft, Chris Wilson, não se comprometeu em oferecer prazos mais freqüentes para atualizações de segurança, dizendo que "não vejo outros cincos anos à frente até que tenhamos uma nova versão".

Essencialmente, a Microsoft fechou o setor de desenvolvimento do Internet Explorer após o lançamento do IE6, em agosto de 2001; cinco anos e dois meses após, o IE7 foi lançado.

"Alguns querem uma atualização em cada Service Pack, ou mesmo nas atualizações mensais de segurança, mas isto forma um desafio móvel para desenvolvedores".

No evento, Wilson afirmou que o navegador deverá ter novas versões a cada dois anos. Ao se considerar que o IE7 foi lançado em outubro de 2006, a Microsoft assume que o provável IE8 aparecerá na primavera de 2008.

A Microsoft foi criticada pelo grande espaço entre o IE6 e o IE7, com a maioria dos analistas citando que a falta de atualizações foi uma das razões pelas quais o rival Firefox, da Mozilla, pode roubar cerca de 15% do mercado de browsers.

"Como sempre, a segurança é prioridade", afirmou ele sobre o navegador. O time de desenvolvimento também tornará o IE mais com complacente com padrões de layout Cascading Style Sheet 2.1  e aumentará o modelo de objetos do software para aumentar sua interação com outros navegadores.

"A linguagem AJAX também precisa de mais APIs para armazenamento local ou um modelo de segurança melhor para mashups", afirmou.

Uma mudança que pareceu definitiva seria exigir que webdesigners optem pelos padrões do IE.

"Temos que balancear a complacência com padrões com a compatibilidade de sites em qualquer mudança do IE", revelou. "Temos que ter abordagens que solucionem o problema".

A solução da Microsoft seria dar aos desenvolvedores a responsabilidade se o site quebrar quando renderizado no IE8.

"Não podemos adivinhar se os designers pretendiam se manter fiéis ao padrão ou esperavam que o comportamento de seus sites não mudasse" ao escolher pelo modo padrão do IE.

"No futuro, pediremos que os autores escolham os padrões. Não sabemos quem trabalhará com o quê ainda. Isto nos dá a liberdade de quebrar compatibilidade com CSS ou mudar APIs sem quebrar as páginas", completou.

Coincidentemente, na última semana, a Mozilla revelou detalhes sobre o Firefox 3. A versão final do browser de código aberto deverá estar disponível no último trimestre de 2007, um ano antes que o novo software rival.

*Gregg Keizer é editor do Computerworld, em Framingham.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail