Home > Notícias

HD-DVD x Blu-ray e a questão do áudio

Boa imagem, aliada a uma qualidade de áudio superior, proporcionam uma experiência diferente aos usuários de players de alta resolução

Por Melissa J. Perenson, PC World EUA

04/05/2007 às 19h40

Foto:

Boa imagem, aliada a uma qualidade de áudio superior, proporcionam uma experiência diferente aos usuários de players de alta resolução

bluray_100x120.jpgDentre todos os nove equipamentos que avaliamos (veja aqui a tabela completa do comparativo), o melhor som saiu do Sony BDP-S1, seguido pelos dois modelos da Toshiba (que empataram no segundo lugar) e pelo Pioneer e Philips (terceiro e quarto, respectivamente).

Operar o suporte de áudio dos players é bem complicado. Se você achava que a terminologia do DVD já era difícil (Dolby Digital, Dolby Surround, DTS Digital Surround e PCM), ainda não viu nada. Juntam-se a eles: Dolby Digital Plus, Dolby TrueHD, DTS-HD Master Audio e Linear PCM.

Para descobrir como tudo isso soa, conectamos cada um dos players ao receptor de áudio/vídeo Pioneer Elite VSX-82TXS e ao sistema de som surround NHT Classic com canais 5.1. Configuramos os players para que eles mesmos processassem seu áudio.

Nos dois primeiros capítulos de "O Fantasma da Ópera" conseguimos ouvir os sons dos pássaros voando, o bater do candelabro de cristal e a intensidade dos instrumentos da orquestra; tudo limpo e claro nos players Sony BDP-S1 e nos dois da Toshiba.

Comparamos as faixas sonoras Dolby Digital de canal 5.1; a versão Blu-ray deste filme não tinha a faixa Dolby TrueHD da versão HD DVD.

O Linear PCM foi testado com uma versão Blu-ray do "The Last Waltz", um concerto de 1976 gravado em alta qualidade analógica. Tanto no Sony BDP-S1 quanto no Pioneer, a música tinha a intensidade de um concerto ao vivo, cada inflexão feita por cada músico estava perfeitamente clara. A mesma faixa Linear PCM, só que nos players Samsung, Philips, Panasonic e PS3, soou abafada e turva.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail