Home > Notícias

Definição: a qualidade de imagem é o que importa

HD DVD ou Blu-ray? A qualidade da imagem é o que realmente importa

Por Melissa J. Perenson, PC World EUA

04/05/2007 às 19h14

Foto:

HD-DVD ou Blu-ray? A qualidade da imagem é o que importa

bluray_100x120.jpgNo comparativo realizado (veja aqui a tabela completa do comparativo), as melhores imagens foram proporcionadas por dois players Blu-ray, o Pioneer Elite BDP-HD1 e o Sony BDP-S1.

Cada um deles obteve pontuação máxima em detalhes de imagem, qualidade de cor, brilho e contraste em ambos os nossos testes de alta definição e definição padrão. Em “Dizem Por Aí” pudemos quase contar os pêlos da barba de Kevin Costner.

:: Conheça os detalhes de cada formato

Os dois players geram ótimos detalhes, que rendem um bom panorama de profundidade – como na cena dos bastidores cheios em “O Fantasma da Ópera” ou em trecho de “Missão Impossível 3”.

Detalhes de sombra no filme em preto-e-branco “Boa Noite e Boa Sorte” eram tão precisos que era possível ver os detalhes das roupas que não estavam posicionadas na luz.

Nosso Best Buy, o BD-P1000 Samsung, e o segundo colocado, o BDP9000 Philips, também conseguiram gerar essas cenas com qualidade satisfatória, apesar do sombreamento menos detalhado (ainda que outros players tenham reproduzido as mesmas cenas com um pouco mais de borrões que o Samsung e o Philips).

O PS3 teve desempenho comparável ao Philips, mas decepcionou ao lidar com DVD de definição padrão – o que não é uma surpresa, já que não pode fazer upscale para 1080p, embora a Sony declare que isso será possível futuramente, com uma atualização do firmware.

O Toshiba HD-XA2 também se saiu bem na qualidade de imagem. Com uma avaliação de “muito bom” dada pelos nossos jurados, sua emissão foi a melhor entre os players HD DVD. Porém, as cores estavam ligeiramente alteradas em comparação com as geradas pelos melhores players e os detalhes de fundo eram menos nítidos e profundos.

O Panasonic DMP-BD10 apresentou bons detalhes em brilho e contraste, mas a qualidade de cor também ficou aquém dos nossos melhores classificados. Um tom avermelhado acabou prejudicando a cor da pele dos atores.

O Toshiba HD-A2 (o mais barato dessa lista) ficou abaixo da média em cor, brilho, contraste e detalhes. Somente o Xbox 360 se saiu pior - e por uma margem significativa. O Xbox 360 componente emitiu imagens produzidas que eram menos precisas e texturizadas do que as geradas pelo HDMI.

Ambos os players estavam na exigência máxima de 1080i de resolução, o que explicaria os artefatos entrelaçados vistos em cena de Missão Impossível III. Nos outros players em 1080p, o tijolos do muro eram sólidos, distintos e imóveis.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail