Home > Notícias

Yahoo descarta Yahoo Photos e escolhe Flickr como serviço online

Após manter ambos por dois anos, Yahoo decide descontinuar serviço próprio de fotos em nome de reorganização interna e aposta em Flick

Por Juan Carlos Perez, para o IDG Now!*

07/05/2007 às 11h02

Foto:

Após manter ambos por dois anos, Yahoo decide descontinuar serviço próprio de fotos em nome de reorganização interna e aposta em Flickr

Para eliminar concorrência entre ambos, o Yahoo fechará seu serviço Yahoo Photo em favor da comunidade de compartilhamento de fotos Flickr, comprada pelo Yahoo há pouco menos de dois anos e considerado como um serviço pioneiro e inovador de Web 2.0.

"As pessoas estão mudando a maneira como usam fotografia, e decidimos mudar nosso foco de acordo. A fotografia digital está evoluindo da sua proposta original como forma de preservar memórias para uma atividade social que permite que pessoas se conectem e comuniquem", afirmou uma porta-voz do Yahoo por e-mail.

A jogada não chega a ser uma completa surpresa. O Yahoo passou por uma profunda reorganização em dezembro para focar melhor seus esforços.

Semanas antes da reorganização, um memorando interno vazou, afirmando que o portal pararia de espalhar uma "camada de manteiga de amendoim" em oportunidades fracas para se focar em setores importantes.

No documento, Yahoo Photos e Flickr eram apontados como exemplo de esforço duplicado.

Em março, o co-fundador e diretor geral do Flickr Stewart Butterfield contou ao IDG News Service que ambos eram fundamentalmente diferentes na maneira de atuar online.

O Flickr foi pioneira no compartilhamento e taggeamento de fotos, a partir de 2004, quando começou a se tornar um símbolo da Web 2.0, como uma comunidade online orientada para interação dos usuários.

Mesmo que o Flickr seja considerado o mais avançado e importante entre ambos, o Yahoo Photos, criado em 2000, tem mais de 31 milhões de visitantes únicos por mês, enquanto o número do Flickr não passa de 28,4 milhões, de acordo com a comScore.

O portal anunciou que manterá o Yahoo Photos funcionando durante os próximos três meses e oferecerá serviços de migração para o Flickr assim como outros sites, como Shutterfly, Kodak Gallery, Snapfish e Photobucket.

Como incentivo, usuários que escolherem o Flickr para migrar suas fotos ganharão três meses grátis do serviço pago do site.

*Juan Carlos Perez é editor do IDG News Service, em Miami.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail