Home > Notícias

MS endurece política de uso de contas estrangeiras do Xbox Live

Empresa quer impedir que usuários registrem contas no exterior para burlar restrições legais regionais de download

Por Corrine Wager, para o IDG Now!*

07/05/2007 às 13h53

Foto:

Empresa quer impedir que usuários registrem contas no exterior para burlar restrições legais regionais de download

Em resposta aos crescentes problemas que a Microsoft enfrenta com o que define como "uso abusivo", a companhia planeja ser mais dura com o uso de contas estrangeiras de Xbox Live por 300 usuários.

Segundo a Microsoft, essa é uma ocorrência freqüente, que geralmente envolve pessoas que querem usar o serviço de download para baixar conteúdos geralmente não disponíveis em suas regiões.

Em uma declaração publicada no blog da companhia Gamerscore na noite de sexta-feira (04/05), o time de desenvolvimento do console revelou planos de “reforçar” controles territoriais no painel da atualização de primavera do Xbox 360, que será divulgado em 7 de maio.

Usuários comuns do serviço não serão afetados por essa mudança na política da empresa, mas pessoas que registraram suas contas de acesso aos serviços do Xbox Live em outras regiões (Europa e Japão, entre outros) terão seu acesso cortado a partir da próxima semana.

Esse reforço no controle regional foi estabelecido por conta da necessidade de proteger a legalidade das leis de direitos autorais de diferentes países.

“Como política geral, tentamos respeitar os direitos globais de conteúdo, mas, em alguns casos, não é possível por conta de restrições legais”, explicou John Porcaro, gerente-sênior do grupo de comunicações online da empresa. “Em outras circunstâncias, temos que respeitar os direitos legais de cada país, o que, infelizmente, resulta em termos conteúdos no serviço que precisem ser filtrados baseados em localização geográfica”.

A Microsoft espera que os clientes compreendam as razões por trás das mudanças na política de seu serviço.

“Entendemos que isso pode ser frustrante para alguns usuários, e esperamos que eles entendam nossa responsabilidade, e as exigências de segurança necessárias que precisam ser estabelecidas para que cumpramos com leis e honremos nossos acordos de fornecimento de conteúdo”, disse ele.

Essa atualização coincidirá com o lançamento oficial do sistema operacional Windows Vista equivalente ao Xbox Live, o Games for Windows - LIVE, que permitirá que usuários compartilhem suas contas entre o console e o computador, bem como interagir com outros usuários das duas formas.

*Corrine Wager é repórter da GamePro, em São Francisco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail