Home > Dicas

Luz, zoom e resolução: truques e dicas para uma foto melhor

Saiba como capturar imagens em ambientes fechados, esclareça dúvidas sobre configuração e veja qual tipo de zoom é melhor

Dave Johnson - PC World/EUA

07/05/2007 às 15h02

Foto:

Saiba como capturar imagens em ambientes fechados, esclareça dúvidas  sobre configuração e veja qual tipo de zoom é melhor

duvidasfoto_100x120Fotos em movimento em ambientes fechados
Recentemente eu estava tirando fotos de um campeonato de artes marciais num ginásio fechado, e tudo ficou borrado – até mesmo as fotos das pessoas paradas em pé. As fotos em movimento estavam mais borradas ainda. Eu ajustei a câmera no modo Sport. O que fiz de errado?
John Borys, via e-mail

Você pensou, inicialmente, de maneira correta. O modo Sports usa uma velocidade de disparo mais alta, que era o que você precisava. Mas em ambientes fechados isso não é o suficiente: a câmera precisa de ajuda para ter a velocidade de disparo rápida o bastante para obter imagens precisas. Também será preciso aumentar o ISO da câmera, que controla a sensitividade à luz. Um ISO alto também significa mais ruído digital na foto, mas esse é o preço que se paga para tirar boas fotos de ações rápidas em ambientes fechados.

Lentes mais rápidas também ajudam. Elas são classificadas de acordo com sua abertura máxima. Uma lente de f/5.6, por exemplo, é mais barata que uma lente f/2, mas as lentes f/2 permitem um pouco mais de luz, o que possibilita capturar imagens com uma velocidade de disparo mais rápida. Da próxima vez em que tentar fotografar momentos de ação em ambientes fechados preste atenção à velocidade de disparo que sua câmera está usando. A menos que sua velocidade de disparo seja 1/500 de segundo ou mais rápida, o resultado provavelmente será uma imagem borrada.

Uso 72 ou 300 dpi?
As imagens da minha câmera estão sempre em 72 dpi (pontos por polegada) quando eu as transfiro para o computador. Sempre achei que fosse o padrão. Um amigo meu, com uma câmera diferente, transferiu algumas de suas imagens para o meu PC e elas estavam em 300 dpi. Minha câmera está ajustada para SHQ (qualidade superalta) e eu acho que não há outro lugar para fazer a mudança do ajuste de resolução. O que está errado e o que posso fazer?
Dolores Mayer, via e-mail

Isso não é um problema e você pode ignorá-lo por completo. A configuração de dpi que sua câmera aplica aos seus arquivos de imagens digitais não tem significado real. A resolução de uma foto digital é medida somente de uma forma: a quantidade de pixels que ela tem. Se você tirar duas fotos – em duas câmeras diferentes – e ambas estão em 2000 por 3000 (6 megapixels), elas serão idênticas em todos os aspectos. Isso vale mesmo se uma câmera marca suas fotos em 72 dpi e a outra marca em 300 dpi.

Dpi, ou dots per inch (pontos por polegada), é útil na hora de saber o tamanho que a imagem vai ter quando for exibida num computador ou impressa no papel. Você pode pegar o numero da resolução e dividir pelo dpi para obter o tamanho físico da exibição. Já que muitos monitores exibem em 72 dpi, muitas câmeras aplicam esse valor à imagem. Outras câmeras usam 300 dpi, já que é o valor de resolução comum de impressão. De qualquer forma, isso não afeta a foto nem a qualidade de impressão ou exibição. Só serve para confundir as pessoas.

Zoom digital
Minha câmera possui zoom digital de 5x. Como sou novo nesse negócio de foto digital, descobri que esse atributo oferece uma ótima oportunidade de fazer seleção/corte seletivo de várias partes de uma dada fotografia. Minha dúvida: posso imprimir qualquer dessas imagens cortadas diretamente da câmera digital? Ou preciso usar algum software para realizar essa mesma tarefa, que acaba degradando a imagem?
Al Stohl, via e-mail

Em geral, recomendamos que se evite o zoom digital – se a câmera permitir, simplesmente desative-o. Enquanto o zoom óptico amplia a imagem usando as lentes da câmera, o zoom digital simplesmente aproxima os pixels, uma forma de ampliação que degrada a imagem. Se você quiser ampliar e cortar uma foto, é melhor usar um software de edição de imagem no PC (como o Adobe Photoshop Elements, Microsoft Digital Image Suite ou  Corel Paint Shop Pro). Assim, você vai obter mais controle sobre a composição final e ter resultados melhores. Recomendamos fazer o corte e seleção no PC e não na câmera digital.

Se quiser usar o zoom digital e imprimir suas fotos diretamente da câmera, pode ir em frente. A maioria das impressoras a jato de tinta pode se conectar diretamente à câmera sem precisar de um PC para a transferência de dados.

Quer mais dicas sobre câmeras e imagens? Então visite nosso Info Center de Fotografia

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail