Home > Dicas

Faça backup do registro do Windows antes de mexer no sistema

É sempre uma boa idéia fazer o backup do Registry antes de instalar novos softwares ou fazer outras mudanças no computador

Por Redação da PC WORLD (EUA)

08/05/2007 às 18h50

back_registry_70.jpg
Foto:

É sempre uma boa idéia fazer o backup do Registry antes de instalar novos softwares ou fazer outras mudanças no computador

back_registry_70x84Toda vez que você instala um aplicativo ou utilitário no seu computador - ou mesmo quando resolve remover uma aplicação que não vai usar mais ou acrescentar um periférico, por exemplo - uma das coisas que são alteradas no sistema é o registro (Registry) do Windows, uma espécie de biblioteca que mantém informações sobre tudo o que está instalado no sistema e que permite que tudo possa funcionar adequadamente.

Em um mundo perfeito, esses procedimentos deveriam alterar apenas as entradas de registro diretamente relacionadas ao processo em questão, assegurando-se de que estas modificações não prejudiquem o restante do sistema. Mas nem sempre é isso que acontece.

É comum, por exemplo, que durante a instalação de um novo software, ele proponha a troca de uma DLL já existente (e utilizada por outros aplicativos) por uma versão mais recente - provavelmente necessária para que o novo programa funcione adequadamente.

Outra situação muito comum acontece quando se remove um programa do sistema e que deixa para trás um grande número de entradas desnecessárias no registro do Windows, prejudicando a performance geral do sistema, ou - num caso extremo - quando remove uma entrada que é necessária para outra aplicação.

Para evitar problemas desse tipo, recomendamos que o usuário faça uma cópia de segurança do Registry antes de realizar, digamos, alguma operação mais profunda em seu computador. Desta maneira, caso algum problema aconteça, será possível retornar à situação inicial.

Veja abaixo dicas de como fazer isso:

No XP: selecione Iniciar (Start), Todos os Programas (All Programs), Acessórios (Accessories), Ferramentas do Sistema (System Tools), Restauração do Sistema (System Restore).

Clique em Criar um ponto de restauração (Create a restore point), aperte o Next e digite um nome que será a referência caso haja necessidade de restaurar o sistema.

No Vista: clique em Iniciar (Start), digite no campo disponível sysdm.cpl e pressione Enter. Na caixa de Controle da Conta do Usuário, entre com a sua senha, se necessário, e selecione Continuar (Continue). Escolha Proteção do Sistema (System Protection), Criar (Create) e depois preencha o campo.

Outra opção — a melhor para os usuários do Windows 2000 é o utilitário gratuito ERUNT.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail