Home > Notícias

Configure o servidor com o Windows Server 2003

Saiba como configurar o servidor para o trabalho em rede e para o compartilhamento de internet

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD

08/05/2007 às 10h14

pronto_pequena_70.jpg
Foto:

Saiba como configurar o servidor para o trabalho em rede e para o compartilhamento de internet

servidor smb 120 100Ainda que o Windows XP permita colocar micros em rede e até compartilhar arquivos e conexão de internet, a adoção de um servidor para essa tarefa trás muitos benefícios para as empresas. Destacamos a questão da segurança (só tem acesso à rede quem estiver devidamente cadastrado no servidor) e aproveitamento de recursos, entre outros.

Este Blue Print mostrará como instalar o Windows Server 2003 Standard Edition em um servidor. Este sistema operacional foi escolhido por ser uma versão popular, estável, fácil de instalar e configurar. Além disso, ele proporciona recursos interessantes para empresas de pequeno e médio portes.

Em um servidor novo, é preciso executar o CD de configuração fornecido pelo fabricante. Ele realiza alguns procedimentos básicos, como o reconhecimento da unidade de disco e seu particionamento.

Usar partições no HD flexibiliza a administração (e até a instalação de um novo sistema operacional – o Linux, por exemplo, no mesmo servidor), melhora o controle da utilização do espaço em disco e facilita a realização de rotinas de backup.

INSTALE O SISTEMA OPERACIONAL

Concluída essa etapa, o programa pedirá que o usuário indique o sistema operacional a ser instalado, solicitando que o disco seja inserido. Dependendo da configuração escolhida, esta etapa pode levar
cerca de uma hora. Selecione a opção Install Windows Server 2003
Standard Edition.

null

Como o equipamento usado neste Blue Print já rodava Windows XP, o programa de instalação gerou um alerta informando que, se fosse utilizada a mesma partição, o sistema operacional existente seria removido.

Escolha uma partição diferente, caso exista, ou substitua o sistema atual. A seguir, será necessário fornecer a chave do produto e escolher as opções de configuração desejadas.

Clique no botão Opções Avançadas e certifique-se de que o sistema de arquivos NTFS esteja selecionado. Escolha também o idioma desejado
e pressione o botão Next.

O servidor será reiniciado e deve-se pressionar a tecla Enter para que a instalação prossiga. Escolha a partição em que o Windows Server 2003 será instalado e pressione a tecla Enter. O processo copiará os arquivos necessários para a instalação no disco rígido e o micro será inicializado novamente.

Escolha, agora, as opções regionais e de idioma para que o teclado instalado seja reconhecido adequadamente.

null

IDENTIFICAÇÃO DA REDE

As etapas seguintes envolvem a identificação do administrador da
rede e da empresa. Forneça as informações solicitadas e anote-as para uso posterior. Na tela de modo de licenciamento, mantenha as opções fornecidas pelo software.

Na próxima tela, você deverá fornecer o nome do servidor, bem como a senha do administrador dosistema. Anote e guarde em local seguro essas informações. Ajuste data, hora e fuso.

null

Na etapa de Definições de Rede, escolha Definições Típicas e, na tela seguinte, deixe marcada a opção Não, este computador não está em rede...

null

O computador será novamente reiniciado, para que as seleções realizadas sejam aplicadas e o sistema operacional instalado. Para entrar no servidor, é necessário pressionar, simultaneamente, as teclas Crlt, Alt e Del, e depois fornecer a senha do administrador.

null

A tela seguinte é a que fornece a principal interface entre o administrador e o servidor. Gaste um tempo para conhecê-la porque é a partir dela que todas as funções são realizadas. Selecione a opção Adicionar ou Remover uma Função.
servidor smb  fig4

 

O programa mostrará uma tela de advertência, com uma lista de ações que devem ser realizadas antes de continuar (conexão do servidor, das estações e do modem ADSL ao switch, conectar e ligar os periféricos, como impressoras e scanner).

Mantenha o CD do Windows Server 2003 no drive. Ele pode ser solicitado a qualquer momento. Na tela seguinte, selecione a opção Configuração típica de um primeiro servidor.

A próxima etapa implica na denominação do domínio para Active Directory e NetBIOS, ferramentas fundamentais do WindowsServer 2003.

Anote as informações que você utilizar aqui. Elas serão importantes no futuro, principalmente quando for configurar as estações de trabalho. Depois, utilize a opção padrão para as telas seguintes.

Será solicitado que você crie uma nova senha para ser utilizada no caso de restauração dos serviços de diretório. Forneça uma senha diferente da senha do administrador. Não se esqueça de anotá-la e de guardar em local seguro.

O Windows Server 2003 realizará todas as funções definidas nessa etapa e fornecerá, no final, um resumo do que foi feito.

null

DEFINA QUEM VAI USAR O SERVIDOR

De volta à tela principal do gerenciador do servidor, é hora de definir usuários ou grupos de usuários (por exemplo, cada um dos departamentos de sua empresa para os quais regras de utilização podem ser definidas).

Esta ação, além de identificar o usuário para autenticação no servidor, permitindo que se conecte à rede, também possibilita que o funcionário utilize uma parte do disco do servidor para armazenar dados.

Para criar usuários, selecione a opção Gerenciar Usuários no Active Directory. Na tela seguinte, selecione o servidor que foi instalado (este programa pode gerenciar mais de uma máquina) e escolha criar um usuário ou grupo na barra de ferramentas.

Repita o processo para cada um dos usuários. Se optar por adotar a estrutura de grupos de usuários, crie os grupos primeiro e, depois, os usuários dentro deles. Uma vez criados, os usuários estão habilitados a acessar o servidor.

Falta, porém, configurar cada uma das estações de trabalho conectadas ao switch para que elas reconheçam o servidor e autentiquem o usuário no domínio. Saiba como fazer isso em www.pcworld.com.br/estacoesnarede.

Feito isso, as estações de trabalho estarão habilitadas a compartilhar os periféricos disponíveis (como uma impressora), e acessar a internet.

OPÇÕES PARA COMPARTILHAR A INTERNET

Embora seja possível conectar o modem ADSL do serviço de internet em banda larga diretamente ao servidor, isso não é recomendado por uma questão de segurança.

Qualquer invasor que consiga localizar sua porta na web terá acesso direto ao servidor, situação que se deve evitar. Além disso, esta alternativa exige que seja instalada uma segunda placa de rede – a outra será utilizada para ligar o servidor ao switch – e uma complexa configuração, por meio de software, para permitir o compartilhamento da web.

Em vez disso, ligue o modem ADSL (os equipamentos mais modernos oferecidos pela prestadora do serviço de banda larga já incluem um firewall), o servidor e as estações de trabalho diretamente no switch.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail