Home > Notícias

Ubuntu planeja versão móvel para Linux

Desenvolvedores do Ubuntu Linux estenderão o software a dispositivos móveis

Por John Blau, para o Computerworld*

08/05/2007 às 11h06

Foto:

Desenvolvedores do Ubuntu Linux estenderão o software a dispositivos móveis

O encontro de desenvolvedores Ubuntu Developer Summit, que acontece até o final desta semana em Sevilha, Espanha, vai discutir os detalhes do projeto Ubuntu Mobile e Embedded.

Os programadores Ubuntu vão desenvolver uma versão móvel do sistema operacional Linux baseado em Debian em colaboração com a Intel, que tem planos de novos processadores de baixa potência e de arquitetura de chipset criada para permitir capacidade completa de navegação na internet em dispositivos móveis, de acordo com nota oficial no portal do Ubuntu.

O movimento acontece concomitantemente com outro projeto similar com apoio da Intel: o Gnome Mobile e Embedded Initiative (GMAE), anunciado em 19 de abril de 2007 na conferência californiana de Embedded Linux.

No geral, o Linux Ubuntu parece estar ganhando espaço entre os usuários. Semana passada, a Dell anunciou planos de colocar o Ubuntu Linux em seus PCs e laptops. A companhia explicou o movimento como uma demanda dos usuários que tinham grande interesse no Ubuntu Linux.

A edição móvel do Ubuntu está prevista para ser lançada em outubro, junto com a nova versão 7.10 do sistema operacional.

Ainda que o uso do Linux em smartphones seja comparativamente baixo, representando apenas 6% do mercado em 2006, a demanda pelo código aberto vai subir com os fornecedores saindo dos antigos sistemas operacionais proprietários de acordo com, Nick Spencer, analista na Canalys.com. O analista prevê uma forte demanda para a solução na Ásia, particularmente na China.

*John Blau é editor do IDG News Service em Düsseldorf

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail