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Sun lança linguagem JavaFX para tentar chegar a mercado de consumo

Família que permitirá a criação de aplicativos ricos para PCs, celulares e para web deve atrair atenção de programadores em AJAX

Por Paul Krill, para o IDG Now!*

08/05/2007 às 11h12

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Família que permitirá a criação de aplicativos ricos para PCs, celulares e para web deve atrair atenção de programadores em AJAX

A Sun apresenta nesta terça-feira (08/05), durante a conferência JavaOne, em São Francisco, uma nova família de produtos baseadas em Java, a JavaFX, que permitirá a criação de aplicativos ricos na linguagem para dekstops, dispositivos móveis e para a web.

O foco do JavaFX é explorar as oportunidades no mercado de consumo e o primeiro software da linha, chamado JavaFX Mobile, é voltado a aplicações móveis.

Segundo o vice-presidente de software da Sun, Rich Green, a linguagem JavaFX Script – que é a base da nova família – é voltada à criação de conteúdos e deve ampliar o alcance do Java no mercado.

Diferente de linguagens centradas na construção de páginas web, o JavaFX Script é focado na experiência do usuário e especialmente em conteúdos animados, além de ser mais fácil de usar por não ser uma linguagem procedimental, de acordo com Green.

Executivos da Sun reconheceram que o JavaFX têm algumas similaridades com a nova plataforma Silverlight, da Microsoft, pelas capacidades gráficas ampliadas. Mas segundo James Gosling, vice-presidente da Sun e considerado o pai do Java, a Silverlight difere do JavaFX por focar mais em transmissão de vídeo.

A plataforma JavaFX pode chamar a atenção, contudo, dos programadores em AJAX (Asynchronous JavaScript and XML), técnica que se tornou popular na construção de páginas web.

“É possível usá-lo para tudo que se usaria o AJAX”, disse Gosling. “Você tem um comportamento mais dinâmico e APIs [interfaces de programação de aplicações] mais avançadas”, acrescentou o executivo.

O lançamento do JavaFX, no entanto, está apenas na fase alpha, segundo a Sun. Ainda não há data definida para disponibilidade geral.

*Paul Krill é editor do InfoWorld, em São Francisco.

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