Home > Notícias

Visa e Mastercard introduzem cartões sem contato no Reino Unido

Usuários dos cartões farão pagamentos de até 10 libras simplesmente segurando o cartão na frente do leitor, sem senhas

Por Tash Shifrin, para o IDG Now!*

09/05/2007 às 12h09

Foto:

Usuários dos cartões farão pagamentos de até 10 libras simplesmente segurando o cartão na frente do leitor, sem senhas

Um grupo de empresas de cartões confirmou que vai introduzir cartões sem contato do tipo “acene e pague” em setembro, no Reino Unido.

A notícia segue o recente anúncio da Barclaycard na última semana de que começaria a utilizar tecnologia sem contato nos cartões Oyster para pagamento de ônibus e metrô.

Os cartões do Banco da Escócia, Citi, Euroconex Technologies, Halifax, HSBC, Lloyds TSB e Grupo Banco real da Escócia, das operadoras Visa Europa e MasterCard, vão ser usados para pagar itens de menos de 10 libras (19,95 dólares) com tecnologia sem contato, enquanto cartões comuns com senha e chips serão fornecidos para outras operações.

Os usuários dos cartões farão os pagamentos simplesmente segurando o cartão na frente do leitor, sem a necessidade de senhas. Mas o chip do cartão vai acompanhar as atividades e de tempos em tempos vai pedir uma senha.

O diretor da Visa no Reino Unido, Jose San Juan, disse: “Até o final do ano os proprietários de cartões no Reino Unido comprarão café e sanduíches em uma fração de segundo, e os varejistas terão transações mais rápidas, a garantia de segurança do pagamento e o fim dos altos custos de lidar com dinheiro”.

Mais de 20 bilhões de pagamentos com valor abaixo de 10 libras – um valor total de cerca de 200 bilhões de libras - são feitos no Reino Unido todos os anos.

A indústria sugere que mais de 5 milhões de cartões sem contato serão emitidos até o final de 2008 e que eles serão aceitos em mais de 100 mil estabelecimentos.

Os cartões estarão disponíveis em Londres a partir de setembro e no resto do Reino Unidos no ano que vem. A tecnologia sem contato foi desenvolvida em padrão global para permitir que os donos de cartões a usem em qualquer país em que ela seja adotada.

*Tash Shifrin é editora do Computerworld, em Framingham.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail