Home > Notícias

Em oito meses, dobra o número de Mac OS X conectados à internet

Sistema operacional da Apple é usado por 6% dos computadores dos EUA que navegam pela web. Índice é o maior desde 1999

Por Gregg Keizer, para o IDG Now!*

09/05/2007 às 12h16

Foto:

Sistema operacional da Apple é usado por 6% dos computadores dos EUA que navegam pela web. Índice é o maior desde 1999

A quantidade de computadores que utilizam a internet através do sistema operacional Mac OS X, da Apple, dobrou nos últimos oito meses, de acordo com análises da WebSideStory e da Net Applications. No último mês, os Macs responderam por aproximadamente 6% do total de computadores conectados à web nos Estados Unidos.

“Pela primeira vez desde 1999, quando começamos a avaliação, o Mac de fato evoluiu”, declarou o analista da WebSideStory, Geoff Johnston. Desde agosto de 2006, os Macs online passaram de 3% para 5,6%.

A pesquisa da Net Applications divide a participação dos Macs na rede a partir de dois sistemas operacionais: os que rodam na versão PowerPC do Mac e os que rodam com chips Intel. Os acessos totais foram de 6,2% em abril de 2007.

Johnston acredita que existe uma correlação entre a explosão e a transição da Apple para Intel, iniciada em janeiro de 2006, quando o CEO Steve Jobs anunciou a disponibilidade dos primeiros Macs equipados com processadores Intel. Segundo a Net Applications, a participação na internet de Macs equipados com PowerPC se mostrou estável durante os 12 últimos meses. Logo, o crescimento veio dos Macs equipados com Intel.

“Quando você vê o Mac ou qualquer navegador, como o Firefox, por exemplo, ultrapassando 5% de participação, não pode ignorá-los”, declarou Johnston. Web designers e desenvolvedores de aplicações para a web, de acordo com o analista, devem prestar atenção ao Mac.

*Gregg Keizer é editor do Computerworld em Framingham

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail