Home > Notícias

Site localiza fotos com a ajuda do Google Earth

O Panoramio hospeda gratuitamente até 2 GB de fotos e as vincula geograficamente nos mapas do Google

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD

10/05/2007 às 14h19

brasil_70.jpg
Foto:

O Panoramio hospeda gratuitamente até 2 GB de fotos e as vincula geograficamente nos mapas do Google

Brasil_100x120xNão há nada mais desagradável do que, após uma viagem de férias (e por que não de negócios?) você não lembrar do local onde determinada foto foi tirada.

Você fotografa um museu aqui, uma estátua ou monumento acolá e, depois, não é capaz de lembrar-se onde era. A popularização das câmeras digitais fez com que este problema atingisse limites inimagináveis, já que a tendência é sairmos clicando a torto e a direito.

O site espanhol Panoramio combina duas soluções interessantes e que vão ajudá-lo a escapar desse dilema. Ele possibilita armazenamento online de até 2 GB em imagens (o suficiente para cerca de 2 mil fotos de 4 MB cada).

O Panoramio oferece ainda uma forma rápida e fácil de vincular cada uma das imagens à sua exata localização geográfica. Para isso, utiliza uma combinação de software e a ferramenta de mapas Google Earth.

Panoramio Foto Localizada
O usuário não precisa, necessariamente, indicar o local onde a imagem foi tirada .  Mas esse é o que diferencia o Panoramio de outros sites de fotografia online, como o Flickr, por exemplo.

O Panoramio tem versão em português e exige que cadastro (é necessário um e-mail válido, um nome de usuário e senha para o upload de imagens). Feito o cadastro, o site lhe fornecerá um link que você deve anotar – ele será utilizado para que outras pessoas possam ver as imagens que você carregar no Panoramio.

Para garantir que as suas imagens sejam vinculadas aos mapas do Google Earth, você deve clicar no link <Mapeie esta foto> durante o processo de upload das fotos.

Nesse caso, uma janela será mostrada. Forneça  o local ou cidade onde da imagem foi tirada. Caso tenha uma câmera digital que possua recursos GPS, esse passo é desnecessário - as informações sobre a localização (latitude e longitude) fazem parte da imagem gerada.

Panoramio Colocar LocalizacaoUma vez carregadas, as imagens estarão disponíveis no link que você recebeu no momento do cadastramento de sua conta e também no Mapa-mundi Panoramio.

Para acessá-las, preencha o nome do local e clique no botão <Encontre um lugar>. Perceba que na nova janela existem três abas disponíveis: Populares (com as imagens mais vistas no Panoramio, desta localização); Tudo (com todas as imagens que têm essa tag); e Suas fotos.

Panoramio Abas

As imagens também serão exibidas no Google Earth como thumbnails . Para vê-las, deve-se ter o Google Earth instalado (faça o download aqui) para conseguir visualizá-las. Neste caso, as imagens só estarão disponíveis no Google Earth após algumas semanaso O Panoramio informa que as imagens carregadas no serviço são enviadas ao Google apenas uma vez por mês.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail