Home > Notícias

Hitachi lança HD de 200GB para notebooks com criptografia em disco

Segundo a Hitachi, disco de 2,5 polegadas supera o desempenho de drives concorrentes de 7.200 rpm (rotações por minuto)

Por Jason Snyder, para o IDG Now!*

11/05/2007 às 14h55

Foto:

Segundo a Hitachi, disco de 2,5 polegadas supera o desempenho de drives concorrentes de 7.200 rpm (rotações por minuto)

A Hitachi lançou o que alega ser o disco rígido de maior capacidade e desempenho para notebook do mercado. O Travelstar 7K200 tem 200 GB, o dobro da capacidade de seu antecessor, e inclui tecnologia de criptografia de dados opcional baseada no drive.

Segundo a Hitachi, o disco de 2,5 polegadas supera o desempenho de aplicação de drives concorrentes de 7.200 rpm (rotações por minuto) em cerca de um terço, ao mesmo tempo em que mantém o consumo de energia e a emissão de calor no nível dos drives de 5.400 rpm.

Na tentativa de oferecer proteção aos dados das empresas, a tecnologia opcional de criptografia de dados em grande volume protege as informações no nível do disco rígido, usando uma chave para embaralhar os dados à medida que são gravados no disco.

A chave é usada novamente quando se quer extrair os dados. Esse método oferece um nível de segurança maior que a criptografia baseada em software ou senhas em nível de sistema, segundo a Hitachi. Além disso, como as informações passam pelo processo da criptografia no drive, nunca precisarão ser apagadas, mesmo quando o disco for aposentado. Deletar a chave é o suficiente para proteger os dados, já que ficam ilegíveis sem a chave, disse a companhia.

A concorrente Seagate também oferece criptografia em disco rígido. Diferente da tecnologia usada pela Hitachi, o Momentus 5400 FDE.2 (Full Disk Encryption 2) da empresa - um drive com 160 GB de capacidade - inclui um chip de criptografia que exige que os usuários façam uma autenticação antes de acessar o drive.

*Jason Snyder, é repórter do Infoworld, em São Francisco.

:: Saiba mais sobre
portáteis em nosso Infocenter de Notebooks

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail