Home > Notícias

Atualização da Microsoft para normalizar correções no Windows XP falha

Após problemas de desempenho de micros com sistema que aplicaram correção mais recente, MS divulga patch que não resolve problema

Por Gregg Keizer, para o IDG Now!*

14/05/2007 às 15h24

Foto:

Após problemas de desempenho de micros com sistema que aplicaram correção mais recente, MS divulga patch que não resolve problema

Computadores com o sistema Windows XP estão enfrentando travamentos durante tentativas de aplicar pacotes de correção - mesmo após usuários instalarem o patch indicado pela Microsoft.

Sintomas do já antigo problema - chamado de "questão svchost/msi" pela equipe de Windows Server Update Services (WSUS), da Microsoft - incluem uso de 100% do PC pelo svchost.exe e seus múltiplos processos durante a análise de Atualizações Automáticas, download de atualizações e, às vezes, até caso a atualização for marcada como padrão na máquina.

"Evidentemente, o computador se torna virtualmente não usável" quando isto acontece, afirmou um usuário identificado como Foxy-Perth no fórum de suporte do Windows Update.

"Tenho 6 computadores com problemas relacionados ao SVCHOST rodando com quase 100% de poder de processamento", afirmou TKovacs, outro usuário do fórum, na quarta-feira (09/05), um dia após a companhia divulgar sete correções de segurança. "Desabilitar a atualização automática resolve o problema. O que a Microsoft divulgou?".

Uma nova correção, divulgada na quinta, está disponível no site de suporte da Microsoft. O pacote será distribuído pelos serviços normais de atualização da Microsoft, incluindo Windows Update e Microsoft Update, no fim do mês ou no começo de junho, afirmou um desenvolvedor no blog da WSUS.

No entanto, a correção pode ser baixada e instalada manualmente nos sistemas Windows XP e Server 2003.

Usuários também precisarão baixar e instalar o novo cliente WSUS 3.0 para solucionar completamente o problema. "É importante manter em mente que o novo WSUS é apenas solução parcial do problema e clientes têm que ter tanto o pacote de correção KB927891 como o novo cliente instalado para total correção", afirmou o blog do time de segurança.

O novo cliente e a atualização do WSUS para a versão 3.0 estarão disponíveis no WSUS em 22 de maio. Como outras correções, o cliente também pode ser baixado e instalado na hora. Instruções e um link para o download foram publicados no site da Microsoft Developers Network.

Nos dois dias seguintes, porém, usuários expressaram suas frustações no blog do WSUS após a instalação do hotfix.

"Não parece que o software corrige meu problema em múltiplas máquinas", afirmou o usuário ltpolaris.

"Obrigado por nada", afirmou, com fúria, o usuário jaded_admin, emendando que sua empresa estava considerando seriamente um teste com a distribuição Suse Linux Enterprise Desktop. "O terrível trabalho de suporta da Microsoft está levando usuários direto aos braços da comunidade de código aberto".

*Gregg Keizer é editor do ComputerWorld, em Framingham.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail