Home > Notícias

Lançamento de Centrino Pro diminui vendas de laptops em abril

Evolução do Centrino apresentada no começo de maio tem impacto negativo nas vendas de portáteis em todo mundo, diz DRAMeXchange Technology

Por Dan Nystedt, para o IDG Now!*

14/05/2007 às 14h54

Foto:

Evolução do Centrino apresentada no começo de maio tem impacto negativo nas vendas de portáteis em todo mundo, diz DRAMeXchange Technology

O recente lançamento dos chips para notebooks Santa Rosa, da Intel, atualização do seu popular pacote Centrino, frearam as vendas de portáteis durante abril.

As duas maiores fabricantes de notebooks do mundo reportaram um declínio nas vendas de notebooks no período, após fortes números nos três primeiros meses do ano.

A diminuição foi causada pelo cancelamento de compras logo antes do lançamento de notebooks com a plataforma Santa Rose, de acordo com a consultoria DRAMeXchange Technology.

Estes usuários vêm esperando por uma oportunidade para atualizar seus notebooks e seus sistemas operacionais ao mesmo tempo, o que significa que os novos laptops podem aumentar também a penetração do Windows Vista, afirmou a empresa.

Os novos chips, lançados no começo de maio, aumentam a velocidade de acesso e têm poder de processamento maior se comparados à versões anteriores do pacote Centrino.

Durante o lançamento, a quarta geração do chip abandonou seu codinome Santa Rose para ganhar os nomes de mercado Centrino Duo e Centrino Pro.

Ambas as versões vêm com chips de núcleo duplo, mas o Centrino Pro é voltado para laptops corporativos por carregar o software Intel vPro, que ajuda departamentos de TI no gerenciamento remoto de falhas.

A Intel espera que cerca de 230 novos laptops e desktops sejam fabricados usando as plataformas Centrino Duo e Centrino Pro neste ano.

A maior fabricante de notebooks do mundo, a Quanta Computer, afirmou na última semana que vendeu 2,2 milhões de portáteis em abril, queda de 200 mil unidades se comparado a março, o melhor mês da história da companhia.

Já a fabricante Compal Electronics vendeu 1,7 milhão de notebooks em abril, sua menor cifra atingida em 2007.

Usuários que querem comprar um novo laptop com Centrino em maio ainda têm opções, mas a maioria das companhias indica que seus produtos estarão nas lojas até julho, sem dar mais dados específicos.

Asus, Dell e Lenovo introduziram notebooks com Centrino que estarão disponíveis a partir do final de maio.

:: Saiba mais sobre
portáteis em nosso Infocenter de Notebooks

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail