Home > Dicas

Veja como turbinar os gráficos no Vista e no XP

Se possível, troque a placa aceleradora do PC; caso contrário, faça ela trabalhar em overclocking

Por Kirk Steers, da PC World (EUA)

15/05/2007 às 10h09

Placa MSI - 70x84.jpg
Foto:

Se possível, troque a placa aceleradora do PC; caso contrário, faça ela trabalhar em overclocking

Placa MSI - 100x120O Windows Vista exige mais do que permite o poder gráfico dos PCs. Por isso, não importa quão avançada é sua máquina, pode-se fazer uma atualização do hardware gráfico para executar a interface Aero do Vista, assistir vídeos online, rodar jogos e usar aplicativos mais pesados de imagem — inclusive no XP.

Encontre a conexão: se o conector de vídeo na parte de trás do seu PC está próximo das portas USB, OS/2, e outras portas que estão conectadas diretamente à placa-mãe, significa que o seu sistema gráfico é integrado. Certifique-se que seu computador possui um slot AGP ou PCI Express x16 aberto.

Se o seu PC não desabilita automaticamente um velho processador gráfico quando uma nova placa é inserida, entre na BIOS do seu sistema (preste atenção na tecla a ser pressionada quando seu computador iniciar, antes do Windows carregar) e desabilite a configuração dos sistemas gráficos integrados.

E se o seu PC não suporta upgrade de gráficos, procure na BIOS pela configuração que permite trocar a RAM do sistema por outra voltada para atividades gráficas. Reduzir a RAM do sistema pode ocasionar lentidão no desempenho geral, mas também pode permitir a execução de um programa que exigia gráficos que antes eram ausentes.

Adquira a placa certa: placas gráficas de última geração geralmente precisam de alimentaação própria. Elas também geram muito calor e freqüentemente são tão grandes que usam o espaço de dois slots de expansão. Verifique se eu case possui espaço interior suficiente para abrigar uma nova placa.

Upgrade do DirectX: games de ação rápida e outros programas que usam intensivamente gráficos requerem uma versão recente do DirectX. O Windows XP suporta versões até a DirectX 9.0c, mas para tirar maior proveito das melhorias do DirectX 10, é preciso usar o Windows Vista – e os hardwares gráficos compatíveis não devem se popularizar até o fim do ano.

Para saber qual é a versão do DirectX contida no seu XP, clique em Iniciar, Executar e digite dxdiag. Se você já usa o Vista, clique em Iniciar e digite dxdiag na área de pesquisa. A sua versão do DirectX está listada na aba Sistema. A aba Exibir mostra a RAM e outros dados no seu subsistema de vídeo.

Aplicação de driver: baixe a versão mais recente do driver da sua placa a partir do site do fabricante. Entretanto, antes de trocar as placas, remova o driver da placa antiga para evitar problemas.

No XP, vá em Iniciar, Painel de Controle, Adicionar ou Remover Programas. Selecione o atual driver gráfico e clique em Remover.

No Vista, clique em Iniciar, Painel de Controle, Desinstalar um programa (Programas e Recursos no modo de Exibição Clássica). Se o driver não estiver listado, clique com o botão direito em Meu Computador (Computador no Vista) e selecione Gerenciar, Gerenciador de Dispositivos. Em ‘Adaptadores de vídeo’, clique com o botão direito no driver gráfico e selecione Desinstalar.

Upgrade interior: se ainda não estiver pronto para uma nova placa gráfica/vídeo, você pode tirar um pouco mais do desempenho do seu atual sistema de vídeo fazendo um overclock nele, ou seja, fazer com que ele rode em uma freqüência maior do que a especificada pelo fabricante.

As duas grandes companhias de placa de vídeo, a ATI e a nVidia, incluem um utilitário de overclock em diversas de suas placas. O utilitário Overdrive, da ATI, não invalida a garantia da placa, mas não se pode dizer o mesmo do Coolbits, da nVidia.

O maior entrave desse procedimento é o superaquecimento que ele acarreta. Embora o Overdrive monitore a temperatura da placa e evite o superaquecimento, essa função não está presente na maioria dos utilitários de overclock. Procure equipar um sensor térmico para monitorar a temperatura da sua placa e, desta forma, evitar que ela torre.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail