Home > Notícias

Criminosos usam Windows Update para atualizar pragas

Nova estratégia de ataque permite driblar o firewall, pois usa componente do sistema de atualização para baixar programas nocivos

Daniel dos Santos

15/05/2007 às 12h09

Foto:

Nova estratégia de ataque permite driblar o firewall, pois usa componente do sistema de atualização para baixar programas nocivos

Zumbi ilustra - 70x84Recurso muito útil do sistema operacional da Microsoft, o Windows Update permite que os usuários tenham rapidamente as últimas atualizações de softwares, o que é importante para a proteção de sistemas. Porém, essa função também pode servir como porta de entrada para pragas virtuais.

Pesquisadores da Symantec divulgaram no blog da empresa que cavalos-de-tróia (programas nocivos utilizados para enganar internautas) estão utilizando o componente conhecido como BITS (Background Intelligent Transfer Service) do Windows Update para baixar atualizações de softwares espiões para computadores.

De acordo com a Symantec, como o BITS faz parte do sistema operacional, é considerado um item confiável pelo computador, o que permite “driblar” o software de firewall e agir sem problemas.

O único consolo nesse caso é que, para que os criminosos façam uso dessa estratégia, é preciso que um programa nocivo já tenha sido instalado no computador. Ou seja, se você adota políticas de segurança (não clica em links de e-mails suspeitos, não baixa arquivos de sites pouco confiáveis, mantém seus programa atualizados...) e ferramentas de proteção, é pouco provável que seja vítima dessa brecha do Windows Update.

Leia também

Os 10 golpes online mais comuns

Como evitar golpes virtuais

Saiba mais sobre a proteção de sistemas no Info Center de Segurança e no Blog Security World

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail