Home > Notícias

Após ameaça, holandês pára de usar URLs com termo “google”

Intimidado pela possibilidade de enfrentar o Google na justiça, Marcel van der Werf deixa de usar termos relacionados à marca

Por Edwin Feldmann, para o IDG Now!*

16/05/2007 às 15h45

Foto:

Intimidado pela possibilidade de enfrentar o Google na justiça, Marcel van der Werf deixa de usar termos relacionados à marca

O holandês que teve um conflito com o Google do Reino Unido por conta dos nomes de uma série de domínios parou de usar esses endereços.

O empreendedor de internet Marcel van der Werf tinha onze nomes de domínios que usavam as palavras “google” e “froogle” nos endereçoes: sete deles terminavam “em .nl”, três em “.eu” e um em “.com”.

Como alguns desses site estavam hospedados no Reino Unido, a subsidiária do Google britânica pediu a Van der Werf que deixasse de usar endereços contendo a marca da companhia.

Ele se recusou, alegando que uma palavra em uma URL não é relacionada a um produto ou a uma marca registrada.

Na última semana, o Google britânico anunciou que planejava processá-lo. Na terça-feira (15/05), Van der Werf concordou em deixar de usá-los imediatamente.

“Todos os links com Google estão fora do ar e seus registros foram apagados, para evitar futuro agravamento de conflito judicial”, disse o holandês.

Os sites de namoro de Van der Werf, que operavam nos endereços “googledatingsite.com” e “googledatingsite.nl”, agora funcionam como “vistadating.com” e “vipmatching”.

O holandês disse que se sentiu intimidado pelo Google, que ameaçou pedir a seu provedor que bloqueasse seus sites.

Na semana passada, o Google britânico disse que as acusações feitas por Vn der Werf eram “factualmente inexatas e sem base legal”.

Van der Wrf havia registrado os seguintes domínios: “googleh.nl”, “googlecommunity.nl”, “googlestore.nl”, “googlekijiji.nl”, “googleonlineshop.nl”, “googleonlineshop.eu”, “googlestore.eu”, “googledatingsite.nl”, “googledatingsite.com”, “froogleonlineshop.nl” e “froogleonlineshop.eu”.

*Edwin Feldmann é repórter do WebWereld Netherlands, em Haarlem.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail