Home > Notícias

Hall da Fama dos robôs inclui Lego, carro robótico e andróide de TV

Lego Mindstorm, Data, da série "Jornada nas Estrelas", NavLab5 e robô Raibert Hopper são indicados em lista que já tem Asimo e HAL 9000

Por Redação, do IDG Now!

16/05/2007 às 17h36

Foto:

Lego Mindstorm, Data, da série "Jornada nas Estrelas", NavLab5 e robô Raibert Hopper são indicados em lista que já tem Asimo e HAL 9000

O grupo de honra dos robôs acaba de aumentar. O Robot Hall of Fame teve quatro novos robôs indicados nesta terça-feira (15/05) para o ano de 2007, durante a exposição RoboBusiness, em Chicago.

O novo grupo é composto pelo andróide Data, da série "Jornada nas Estrelas", pelo sistema NavLab 5 de direção automática, pelo projeto Raibert Hopper, que iniciou estudos sobre locomoção de robôs, e da plataforma de ensino Lego Mindstorms.

O ranking é coordenado pelo Instituto de Robótica da Universidade de Carnegie Mellon e conta com a opinião de desenvolvedores e pesquisadores de tecnologia do mercado internacional.

Matt Mason, diretor do instituto, destaca que é a primeira vez que os robôs reais são mais numerosos que os inventados pela ficção entre indicados para o Robot Hall of Fame.

Criado em 2003, o Robot Hall of Fame já lista o robô Asimo, da Honda, Pathfinder Rover, usado para explorar o terreno em Marte, HAL 9000, do filme "2001 - Uma odisséia no espaço", a dupla de robôs C3PO e R2-D2, da série "Star Wars", e Gort, de "O dia que a Terra parou".

Robôs ficcionais, porém, têm grande importância na imaginação popular por não se restringir a limitações do mundo real e suscitar debates sobre questões filosóficas, como ética das máquinas, diz Don Marinelli, produtor do Centro de Entretenimento Tecnológico da universidade.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail