Home > Notícias

“A era do videogame” retrata impacto dos games na sociedade

Dividido em cinco episódios, documentário veiculado pela Discovery Channel retrata influência do videogame na sociedade

Por Lygia de Luca, repórter do IDG Now!

17/05/2007 às 11h53

Foto:

Dividido em cinco episódios, documentário veiculado pela Discovery Channel retrata influência do videogame na sociedade

O primeiro de cinco episódios do documentário “A era do videogame”, que vai ao ar nesta quarta-feira (16/05) a partir das 21h, no Discovery Channel, busca explicar as fortes ligações entre os games e a realidade social.

A partir dele, o telespectador poderá conferir a história dos videogames, da sua criação nos anos 50 até a contemporaneidade, com a nova geração de consoles capitaneada por Wii, Xbox 360 e Playstations 3.

Um exemplo histórico descreve que, na Guerra Fria, os games davam a impressão às pessos de possuírem algum controle sobre uma situação – algo que, na guerra, seria impossível.

Declarações de personalidades como Ralph Bauer, criador do Magnavox Odyssey, primeiro console da história, e Alexey Pajitnov, criador da franquia Tetris, recheiam os episódios do documentário, cuja dinâmica visual remete aos jogos eletrônicos, com edições rápidas.

Do personagem Pac Man ao jogo virtual Second Life, são abordados aspectos do desenvolvimento dos videogames, salpicado por exemplos práticos, que classificam jogos eletrônicos como conseqüências do desenvolvimento bélico da humanidade.

Os episódios, inclusive, são nomeados com partes do corpo humano - o que exemplifica claramente que os games estão diretamente ligados às pessoas.

A linha do tempo completa do documentário "A era do videogame" pode ser conferida às 21h das quartas-feiras, no Discovery Channel, até 13 de junho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail