Home > Notícias

Alpinista britânico faz primeira ligação celular do cume do Everest

O alpinista Rob Baber se tornou o primeiro homem a fazer uma ligação celular do ponto mais alto do planeta

Por Matt Hamblen, do Computerworld/EUA

21/05/2007 às 14h57

Foto:

O alpinista Rob Baber se tornou o primeiro homem a fazer uma ligação celular do ponto mais alto do planeta

O alpinista Rob Baber atingiu o cume do Monte Everest nesta segunda-feira (21/05) e se tornou o primeiro homem a fazer uma ligação celular do ponto mais alto do planeta.

Baber primeiro ligou para uma conta especial de voz e depois fez uma ligação para sua esposa, confirmou um porta-voz da Motorola, que está patrocinando a aventura.

Ele também enviou uma mensagem de texto para um empregado da Motorola. "Um pequeno texto para o homem, um passo gigante para a mobilidade".

Para usar o telefone no cume, o alpinista precisou de um dispositivo pontudo. “As luvas ficam nas mãos o tempo todo. Menos de 60 segundos de exposição da pele causam congelamento”, explicou ele, antes de partir para o ataque ao cume.

As ligações de celular a partir do Everest não eram possíveis até então porque não havia torres. A China Telecom só instalou uma torre próxima a um dos acampamentos no ano passado, segundo Baber.

“Tecnicamente este é o primeiro ano em que tentativas de ligações do cume são possíveis”, acrescentou ele. Baber usou um celular MOTO Z8 para fazer a ligação.

Matt Hamblen é editor do Computerworld, em Framingham.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail