Home > Notícias

Microsoft lança ferramenta para criação de mashups voltada a leigos

Três meses após Yahoo lançar Pipes, Microsoft apresenta Popfly, construído com novo Silverlight e que terá rede social conjunta

Por Heather Havenstein, para o IDG Now!*

21/05/2007 às 13h45

Foto:

Três meses após Yahoo lançar Pipes, Microsoft apresenta Popfly, construído com novo Silverlight e que terá rede social conjunta

A Microsoft anunciou nesta sexta-feira (18/05) o lançamento da versão alpha do Popfly, ferramenta de integração e rede social que pode ajudar usuários não técnicos a construir e compartilhar mashups, gadgets, páginas online e aplicações.

Construído com o novo sistema de mídia Silverlight 1.0, o Popfly é a mais recente aposta da empresa em aplicações para leigos, escreveu Soma Somasegar, vice-presidente da divisão de desenvolvedores da Microsoft, em seu blog.

"A geração atual está buscando uma maneira mais fácil de construir, customizar e compartilhar experiência com suas famílias e amigos - para se expressar de maneira criativa por softwares", escreveu. "O Visual Studio 2005 Express Editions foi o primeiro passo nesta direção".

O Popfly, classificado por Somasegar como uma maneira fácil de começar a interagir com  Silverlight, é o próximo passo na evolução, acrescentou.

A ferramenta de criação Popfly permite que usuários conectem "blocos" ou pedaços de códigos que acessam dados de um site ou executam funções como reproduzir em um slideshow fotos da sua conta do Live Spaces ou do Flickr sem escrever uma linha de código, segundo a Microsoft.

O novo serviço também permite que usuários arrastem e soltem blocos, conectando uns aos outros para criar aplicações.

Além disto, o Popfly Space é uma comunidade online onde usuários podem hospedar, compartilhar, classificar, comentar e remixar criações de outros usuários, afirmou a Microsoft, que está convidando um número limitado de usuários para testar a versão alpha da ferramenta.

O anúncio chega três meses após o rival Yahoo lançar uma ferramenta online que permite que usuários sem habilidades de programação criem mashups pelo Yahoo Pipes.

A popularidade inesperada do serviço forçou o Yahoo ao fechá-lo no mesmo dia do lançamento para que o portal pudesse fortalecer sua capacidade.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail