Home > Notícias

Operadora coreana lança acessório para celulares que auxilia pescadores

Maior operadora do país lança kit de que informa pelo aparelho densidade de peixes nas redondezas e temperatura da água

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

22/05/2007 às 13h26

Foto:

Maior operadora do país lança kit de que informa pelo aparelho densidade de peixes nas redondezas e temperatura da água

A sul-coreana SK Telecom lançou um assessório único para seus celulares: um aparelho que promete ajudar pescadores amadores a melhorar sua briga com os peixes.

Na segunda-feira (21/05), a SK, maior operadora celular da Coréia do Sul, começou a vender um transmissor à prova d’água que pode ser encaixado na ponta de uma linha de pesca.

O transmissor envia pulsos ultrassônicos para medir a densidade de peixes nos arredores e se comunica com um receptor acoplado ao telefone celular. O software no telefone, então, exibe a informação juntamente com dados complementares, como temperatura da água, segundo Cindy Kang, porta-voz da empresa em Seoul.

“A idéia veio de um provedor de serviços”, disse ela. No processo de trabalhar com parceiros, a empresa tem um fluxo estável de idéias e esta foi levada adiante por ser interessante, segundo Kang.

O transmissor e o receptor custam cerca de 100 dólares e o software pode ser baixado para o telefone por cerca de 5 dólares. Não haverá cobrança de taxas adicionais, disse Kang.

O lançamento pode ser inusitado, mas não deveria ser uma surpresa.

Operadoras sul-coreanas já demonstraram anteriormente telefones que repeliam mosquitos, mediam o nível de açúcar no sangue, melhoravam as funções cerebrais e curavam ressacas. Isso é resultado do mercado extremamente competitivo de celulares do país, onde três grandes operadoras e três grandes fabricantes travaram uma batalha por participação de mercado.

Enquanto nos outros países as condições do mercado não são tão intensas, fabricantes de celulares estão integrando mais funções nos aparelhos em todo o mundo.

Acesso à internet e serviço de email estão se tornando padrão e TVs digitais estão se tornando lugar comum em países em que o sistema está disponível. Adições recentes nos celulars japoneses incluem uma carteira móvel e serviços de bilhete de trens, jogos sensíveis ao movimento e sistemas de navegação baseada em GPS.

*Martyn Williams é repórter do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail