Home > Dicas

Truques inteligentes para um download seguro

Saiba que é possível baixar vídeos da internet sem correr riscos e executar programas em áreas "seguras" do seu PC

Por Steve Bass, da PC WORLD (EUA)

22/05/2007 às 16h46

dloads_seguros_70.jpg
Foto:

Saiba que é possível baixar vídeos da internet sem correr riscos e executar programas em áreas "seguras" do seu PC

dloads_seguros_150x100Vai baixar um vídeo da web? Recomendamos que faça isso somente depois de ler este artigo. Ele ensina como fazer isso sem correr riscos e ainda traz dicas para compartilhar e transferir vídeos no PC.

O problema: Eu baixo muitos programas gratuitos, mas tenho medo de ser contaminado por um adware. O que fazer?

A solução: Em primeiro lugar, arme suas defesas (firewall, antivírus e antispyware). Depois, adicione uma proteção extra, como Cyberhawk Basic, que diferentemente dos outros softwares que procuram assinaturas, bloqueia qualquer comportamento suspeito que surja.

Como o Cyberhawk não é bem executado em todos os computadores, é melhor ter mais alternativas, como algum aplicativo que execute os programas (browser, e-mail e messenger) numa sandbox (“caixa de areia”).

O Greenborder Pro com SafeFiles coloca uma borda em torno do browser e deixa os arquivos baixados numa pasta especial. Desta maneira, o usuário pode executá-los numa sessão protegida. Apesar de não ser muito barato (30 dólares por ano), há uma versão teste gratuita, válida por 15 dias.

Ou então experimente o Sandboxie, uma ferramenta gratuita (embora complicada) que põe os downloads em quarentena junto com suas rotinas de instalação até que você decida se eles são ou não perigosos.

Um aviso: experimente cada programa separadamente.

O problema: Faço muitos downloads, mas não gosto de ter que fazer um por um.

A solução: Você precisa de um gerenciador de downloads. O FlashGet é uma boa opção gratuita. Clique num link para iniciar o download ou simplesmente copie o link no clipboard que o FlashGet faz o download. Ou ainda: arraste vários links na área flutuante do programa - a configuração padrão pode baixar até dez arquivos simultaneamente e encerra a transferência se ocorrer algum problema, como o PC travar ou a conexão cair. Para o Firefox, use o FlashGot

Dica: Já aconteceu de você visitar um site cheio de imagens e vídeos e desejar ter todos eles no seu PC? Então esqueça os gerenciadores de download; o que você precisa é o HTTrack Website Copier, que salva o site inteiro no seu HD.

O problema: Existe alguma forma eficaz de baixar vídeos do YouTube ou Google Vídeo?

A solução: muitos sites contêm vídeos streaming em flash e para baixá-los você deve usar ferramentas web como o VideoDownload.com. Ele possui um link que você pode adicionar à barra de ferramentas de seu browser para fazer downloads de vídeo mais facilmente.

Se o caso for o de baixar vários vídeos, faça download do TubeMe. Para assistir aos arquivos, use o VLC ou FLV Player – ou converta os vídeos em arquivos AVI no site conversor Online FLV Converter.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail