Home > Notícias

Associação australiana planta árvores em troca de celular arrecadado

Programa "Telefones antigos, árvores novas", da MobileMuster, promete plantar árvores a cada celular velho arrecadado para reciclagem

Por Sandra Rossi, para o IDG Now!*

24/05/2007 às 15h57

Foto:

Programa "Telefones antigos, árvores novas", da MobileMuster, promete plantar árvores a cada celular velho arrecadado para reciclagem

O programa de reciclagem oficial da indústria de telefonia celular na Austrália, chamado de MobileMuster, lançou uma nova campanha ambiental em parceria com a Landcare Australia.

Chamada de "Telefones antigos, árvores novas", a iniciativa envolve a plantação de árvores nativas para cada telefone celular velho entregue para reciclagem até o final de junho.

O objetivo é plantar e manter até 100 mil árvores nativas, que deverão neutralizar o equivalente a 15 mil toneladas de emissões de carbono - algo comparável a tirar 5 mil carros fas ruas.

Estimativas locais apontam que há cerca de 15,5 milhões de aparelhos parados em gavetas ou armários, o que leva à cifra de 40% dos australianos com um ou mais celulares sem uso guardados em casa.

"É vital que estes aparelhos sejam reciclados e não acabem em um lixão onde diversas substâncias perigosas podem ser lançadas no ambiente", afirmou Rose Read, diretor do programa de reciclagem da Associação australiana de telecomunicações móvel.

"Caso as pessoas reciclassem seus telefones antigos, mais de 90% do plástico e metal poderia ser transformado em novos produtos, como jóias e amarradores plásticos de cerca", afirmou o chief executive officer da Landcare Australia, Brian Scarsbrick.

A iniciativa espalhou mais de 1,9 mil pontos pela Austrália para que usuários possam depositar seus dispositivos antigos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail