Home > Notícias

Nokia planeja lançar celular com detector de risco de raio

Empresa entrou com pedido de patente nos EUA de dispositivo capaz de detectar chances de o usuário ser atingido por um raio

Por John Blau, para o IDG Now!*

24/05/2007 às 15h31

Foto:

Empresa entrou com pedido de patente nos EUA de dispositivo capaz de detectar chances de o usuário ser atingido por um raio

A Nokia planeja acrescentar em seus celulares uma função que avisaria aos usuários em caso de risco de serem atingidos por um raio.

A fabricante finlandesa entrou com pedido de registro de patente nos EUA de um sistema de detecção de raios para ser usado em celulares.

O detector poderia atrair todo tipo de usuários, como os idosos e pessoas que gostam de atividades ao ar livre, que buscam aparelhos de segurança úteis.

A invenção envolve o uso de receptores de radiofreqüência nos telefones, como rádio FM e GSM, para detectar ondas de rádio emitidas por relâmpagos. Os raios de relâmpago típicos produzem freqüências entre 10 Hz e 5 GHz.

Um programa especial desenvolvido pela Nokia analisa os sinais, calcula a distância do relâmpago e informa os usuários acerca de raios iminentes.

Apesar de o porta-voz da Nokia ter se recusado a fazer comentários, os detalhes estão disponíveis na página de pedidos de patentes da companhia.

*John Blau é repórter do IDG News Service, em Düsseldorf.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail