Home > Notícias

Governo estuda ampliar o projeto do Telecentro Acessível

Com softwares que lêem telas e ambiente para acesso universal, o telecentro localizado em Brasília (DF) pode ser modelo para outros no País

Por Redação, do IDG Now!*

24/05/2007 às 16h06

Foto:

Com softwares que lêem telas e ambiente para acesso universal, o telecentro localizado em Brasília (DF) pode ser modelo para outros no País

Um projeto piloto de inclusão digital que ajuda deficientes a conseguir emprego por meio de adaptações em softwares e no ambiente pode servir de base para a adaptação de todos os telecentros brasileiros. Chamado de Telecentro Acessível, o projeto, conduzido em parceria da ONG Acessibilidade Brasil com o Ministério do Trabalho e Emprego, com apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia, foi instalado em Brasília (DF).

Segundo a coordenadora geral de Qualificação do Ministério do Trabalho, Tatiana Scalco Silveira, dos mais de 12 mil usuários que freqüentaram o telecentro desde que o espaço foi inaugurado, 4 mil apresentam algum tipo de deficiência, com "um número expressivo" deles arrumando emprego pela iniciativa.

Tatiana disse que o governo federal estuda a possibilidade aproveitar a experiência para, gradativamente, adaptar os cerca de 3 mil telecentros existentes no país às necessidades das pessoas com deficiência.

Segundo o presidente da Acessibilidade Brasil, Guilherme Lira, o custo para adaptar telecentros a deficientes é baixo, já que usa programas de software livre que podem ser baixados de graça na internet.

“O programa permite que a pessoa cega possa navegar na internet perfeitamente, com recursos gratuitos”, afirma se referindo a aplicativos que lêem a tela do PC e aceitam comandos de voz do usuário.

Dados do Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que cerca de 14,5% da população brasileira apresentavam algum tipo de incapacidade ou deficiência.

*Com informações da Agência Brasil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail