Home > Notícias

Cópias de filmes em HD DVD e Blu-ray podem se tornar legais

Associação negocia com estúdios para que o usuário possa fazer pelo menos uma cópia por disco, abrandando críticas ao DRM

Por Jeremy Kirk, para o IDG Now!*

24/05/2007 às 13h41

Foto:

Associação negocia com estúdios para que o usuário possa fazer pelo menos uma cópia por disco, abrandando críticas ao DRM

Sob um novo acordo de licenciamento em fase de finalização, os consumidores poderão ter o direito de fazer diversas cópias legais de filmes nos formatos HD DVD e Blu-ray que comprarem. Caso a indústria cinematográfica concorde com isto, é possível que diminuam as críticas feitas às tecnologias de DRM (digital rights management), consideradas muito restritivas.

O acordo, se apoiado por estúdios e produtores de filmes, permitirá ao consumidor fazer cópias de backup (caso o disco original estrague) ou mesmo fazer uma cópia para o servidor de mídia doméstico, disse Michael Ayers, representante do grupo da indústria que licencia o sistema de prevenção à cópia AACS (Advanced Access Content System), usado nos novos formatos de DVD em alta definição para prevenir cópias não-autorizadas dos filmes.

A associação representada por Ayers, chamada AACS Licensing Adminstrator, está negociando com empresas que usam o AACS, como Sony, IBM, Disney, Warner Bros. e Microsoft, para implantar o conceito de cópia gerenciada, que reduziria as críticas contra o DRM.

O objetivo é garantir que os estúdios concordem que o usuário possa fazer pelo menos uma cópia do filme, disse Ayers. Segundo ele, as empresas de conteúdo poderiam cobrar mais por versões Premium dos títulos, que permitiriam fazer mais cópias.

Do ponto de vista da tecnologia por trás da proposta, um sistema de servidores, administrado pelos estúdios, poderia habilitar a autorização para cópias. “Estamos otimistas que os estúdios verão isso como benefício, já que aumentará vendas”, disse Ayers.

*Jeremy Kirk é editor do IDG News Service, em Londres.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail