Home > Dicas

Mande e-mails sem ganhar fama de spammer

Seu serviço de e-mails limita o número de endereços que podem ser incluídos numa mesma mensagem? Saiba como driblar estas restriçoes sem perder a classe

Por Scott Spanbauer, PC World EUA

25/05/2007 às 11h25

emails_spammer_70.jpg
Foto:

Seu serviço de e-mails limita o número de endereços que podem ser incluídos numa mesma mensagem? Saiba como driblar estas restriçoes sem perder a classe

emailspammer100x120O e-mail é uma forma inegavelmente incrível e rápida de se enviar mensagens importantes a várias pessoas. Porém, o envio descontrolado de spam fez com que os servidores limitassem o número destinatários que podem receber uma mesma mensagem e fez aumentar a intolerância dos filtros que autorizam um e-mail a chegar à sua caixa.

Verificar isso é fácil: basta enviar um e-mail ao maior número possível de destinatários. Poucos segundos após o envio, chegarão à sua caixa de entrada inúmeras  mensagens dos provedores informando que as funções anti-spam barraram sua mensagem.

Muitos serviços de correio eletrônico limitam o número de endereços que podem ser inseridos nos campos "Para:", "Cc:" e "Bcc:". Geralmente, as restrições ficam em 100 destinatários no primeiro campo e 25 nas demais opções.

Algumas companhias, inclusive, regulam quantos e-mails são enviados diariamente e podem chegar a bloquear o envio caso mais de mil mensagens saiam de uma determinada conta em um único dia (a Comcast, nos Estados Unidos, faz isso). O motivo é a desconfiança de que sua máquina esteja infectada com vírus que disparem spams sem você saber.

Mas, você pode driblar estas limitações. Uma alternativa é dividir em grupos os contatos de sua lista - desta forma, os serviços de e-mail não conseguem restringir as entradas.

No Outlook 2003 e 2007, por exemplo, clique em Novo Email > Para > Mostrar nomes de contatos > Avançado > Novo > Nova lista de distribuição e crie um novo grupo com os endereços desejados.

Para fazer o mesmo no Outlook Express 6, clique em Endreços para abrir a Agenda e selecione Arquivo > Novo grupo. No Mozilla Thunderbird 1.5, escolha Catálogo > Nova Lista. Uma forma simples de dividir listas é agrupar os contatos em ordem alfabética, como A até L e M até Z, por exemplo.

Se a sua lista de contatos é muito grande e daria um trabalhão para ser dividida, considere a criação de uma segunda conta de e-mails apenas para mailing de grupos.

Isso permitirá não apenas um endereço de email mais específico como também, no caso de ser um Gmail, mais destinatários incluídos na mensagem (são até 500 endereços combinados nos campos "Para:", "Cc:" e "Bcc:"; o Yahoo Mail limita isso a 100 endereços, com, no máximo, 10 deles no campo “Bcc:; e o Windows Live Hotmail limita a 100 mensagens por dia).

A etiqueta da cópia-oculta
Enviar e-mails a centenas de contatos via Gmail é fácil. O único esforço é copiar e colar a lista de destinatários no campo “Para:” e clicar no botão Enviar, certo? Após isso, que tal desligar o desconfiômetro e evitar aborrecimentos certeiros?

Afinal, apesar de seus contatos terem lhe dado seus endereços eletrônicos, dificilmente eles querem dividir estas informações com o resto das pessoas da sua lista.

A boa educação (ou “netiqueta”, como preferir) recomenda que você insira o seu e-mail no campo “Para:” e o restante no campo “Bcc:”, que protege a privacidade dos destinatários ao ocultar seus endereços eletrônicos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail