Home > Notícias

Sony e LG.Philips LCD apresentam telas OLED flexíveis e coloridas

Telas dobráveis são leves e resistentes, o que pode atrair os consumidores de vanguarda, segundo analista da iSuppli

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

25/05/2007 às 10h35

Foto:

Telas dobráveis são leves e resistentes, o que pode atrair os consumidores de vanguarda, segundo analista da iSuppli

Duas das principais fabricantes de telas do mundo, a Sony e a LG.Philips LCD apresentaram modelos OLED flexíveis e coloridos em um evento da indústria na Califórnia, nesta semana.

A Sony revelou os protótipos na quinta-feira (24/05), com um impressionante vídeo sendo exibido em uma tela dobrada em formato de semi-círculo. A tela de 2,5 polegadas, um pouco maior que um celular comum, tem resolução de 160 x 120 pixels.

Já o modelo da LG.Philips LCD tem 4 polegadas e resolução de 320 x 240 pixels, mas foi exibido com apenas uma leve curvatura.

Tipicamente, os painéis planos são feitos com pequenas folhas de vidro, mas no caso da Sony e LG.Philips, as telas são feitas, respectivamente, de plástico e metal.

Isso permite que a tela seja dobrada, mas traz problemas como manter o alinhamento quando se flexiona a imagem. O protótipo da Sony mostrou vários pixels com problemas, entre outras falhas.

Nenhuma das empresas disse quando espera que as telas estejam prontas para venda, mas o produto deve interessar os consumidores de vanguarda. “O que não pode ser esquecido é que as telas também são leves e resistentes. Estas são características valiosas”, disse Paul Semenza, analista da iSuppli.

Diferente das telas de LCD e plasma, os painéis OLED, a aposta da Sony, usam material orgânico e dispensam iluminação por trás da tela. Isso significa menor consumo de energia e telas mais finas. O OLED oferece ainda melhores imagens em movimento e boa reprodução de cor.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail