Home > Notícias

Firefox 3.0 estará disponível na próxima sexta-feira (01/06)

Uma das principais inovações do navegador será o Places, uma completa reestruturação do Bookmarks e Históricos

Por Gregg Keizer, para PC WORLD*

27/05/2007 às 22h12

firefox_ie_70_84.jpg
Foto:

Uma das principais inovações do navegador será o Places, uma completa reestruturação do Bookmarks e Históricos

 100x120A Mozilla Corp. alcançou uma importante marca rumo ao Firefox 3.0, segundo afirmaram seus desenvolvedores na semana passada. Segundo eles, o Places foi incorporado à versão alfa do browser que deve ser lançada esta semana.

O Places, uma completa reestruturação das funções Bookmarks e Históricos – estava planejado para vir já no 2.0, mas foi retirado da versão lançada em outubro do ano passado.

“Nós conseguimos colocar o Places no navegador”, afirma um post do time do Places, colocado no blog do centro de desenvolvimento da Mozilla.

“Embora ainda haja muito a ser feito, este é um marco importante para nós”. O alfa 5 está previsto para ser liberado no dia 1º de junho (sexta-feira).

O Places utiliza o SQLite, um mecanismo de banco de dados de código aberto, para armazenar e recuperar entradas das páginas preferidas do internautas e também seu histórico de navegação. Este processo o torna incompatível com as edições anteriores do Bookmarks do Firefox 3.0.

De acordo com os desenvolvedores, os usuários da versão alfa serão obrigados a converter as entradas de bookmarks e históricos que têm para poder contar com elas na versão nova do browser.

“Se você fizer qualquer alteração no bookmarks.html (digamos, ao rodar o 2 e editar o bookmarks), você terá de exportar essas alterações manualmente e importá-las novamente para o Places”, afirma blog.

Se você não quer esperar até sexta-feira, clique aqui para baixar e conhecer a versão prévia do navegador, denominada “Gran Paradiso” (disponível para Windows, Mac OS X e Linux).

* Gregg Keizer é repórter do Computerworld (EUA)

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail